Ao chegar ao bairro dos Ingleses, vindo da SC-403, moradores e turistas se deparam com duas placas que não levam diretamente ao local indicado, a Rua das Gaivotas, importante artéria do bairro do norte da Ilha.
Continua depois da publicidade
A placa, logo no começo da Estrada Dom João Becker, início da região mais urbanizada dos Ingleses, é um convite para que motoristas se percam em uma das praias mais movimentadas da cidade, cujo número de pessoas aumenta muito no verão.
Tanto é que os amigos Matheus Henrique Silva, 20 anos, e Christian Aranda Severo, 21, que trabalham em uma loja na frente das duas placas, contam que costumam trabalhar como “guias turísticos”, porém “sem receber para isso”.
— Quem mais confunde são os argentinos e uruguaios, mas até mesmo moradores da cidade que não costumam vir para os Ingleses se atrapalham, porque a placa faz você pensar que sairá direto na Rua das Gaivotas, mas não, você sai em outra rua e só depois conseguirá chegar lá — observa Christian.
Continua depois da publicidade
O problema, aponta Matheus, é que a entrada mais conhecida para a Rua das Gaivotas fica cerca de um quilômetro à frente da Estrada Dom João Becker, próximo ao Barra Norte Shopping, e ali a saída desemboca direto na Gaivotas.
— Ao contrário da outra entrada, que sai na Rua Internacional, para depois então sair na Rua das Gaivotas, em uma distância maior do que se a pessoa fosse toda vida reto — explica Matheus.
Sinalização será trocada
Ao entrar em contato com Leandro Marques, diretor de trânsito da Secretária de Segurança e Gestão de Trânsito, ele garantiu que sua equipe vai trocar as duas placas que estão praticamente juntas e não levam diretamente ao local indicado.
Continua depois da publicidade
Ele confirmou que as placas “não são muito claras”, e que a troca iria trazer algo como “Rua das Gaivotas – 1ª entrada”, para que os motoristas saibam que mais adiante outra entrada possibilita acessar a Rua das Gaivotas.
— Estamos fazendo essas adequações já pensando na temporada, para melhorar a sinalização orientativa, muito importante principalmente para quem vem de fora — destaca Leandro.