Três meses e meio. Este foi o tempo que motoristas ficaram proibidos de estacionar em frente ao Parque Ramiro Ruediger, no bairro da Velha, em Blumenau. A placa fixada na Rua Alberto Stein delimitava que a margem da via ficasse livre entre a entrada da Rua Zenaide Santo de Souza, logo após a ponte, até a entrada principal do parque. A sinalização provisória, instalada no local no começo de outubro, foi retirada nesta segunda-feira, de acordo com o diretor de Iluminação Pública e Sinalização Viária da secretaria de Serviços Urbanos, Glauco Gevard.
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A placa, que teria confundido motoristas que estão acostumados a estacionar no local, foi, segundo a secretaria de Planejamento, solicitada em outubro pela própria Vila Germânica. Juliana Fedalto, gerente de tráfego da pasta, explica que por conta dos eventos na Vila _ como a Oktoberfest e o Magia de Natal _ é preciso que a Alberto Stein fique livre, principalmente, para viabilizar o embarque e desembarque de ônibus, já que a ação fica limitada em frente à Vila nesta época.
– Como não temos mais um manual de sinalização vertical, usamos o proibição de estacionamento. Vale ressaltar que essa placa não impede que os motoristas façam paradas breves no local, como no caso de deficientes que precisam parar próximo ao parque. O que não pode é o motorista deixar o veículo, porque ai já caracteriza estacionar – explica Juliana.
Na segunda-feira de manhã o blogueiro Jaime Batista fotografou a placa de proibido estacionar, que ainda estava fixada na Alberto Stein
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Prática é comum
Motivo de reclamação nas redes sociais no último fim de semana, a sinalização na Alberto Stein teria passado despercebida por motoristas que tiveram os carros guinchados e foram notificados pela Guarda de Trânsito do município. Apesar de provisória, a gerente de tráfego da Seplan, Juliana Fedalto, esclarece que a prática da instalação de placas provisórias no entorno do Parque Ramiro Ruediger e da Vila Germânicas é comum.
– Todo ano nos pedem para mudar a sinalização no entorno dos pavilhões. Colocar e tirar as placas o tempo todo gera transtorno, mas esse espaço precisa ser delimitado para os ônibus em época de Oktober – reforça.
De acordo com o diretor de Trânsito do Seterb, coronel César Luiz Dali, não é possível calcular quantos veículos foram notificados no local no tempo em que a proibição vigorou. Segundo ele, a contagem das notificações é feita por infração e não por rua.