O acesso à Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, ficou congestionado a partir das 9h deste sábado (06). Isso porque uma placa metálica se soltou e interditou uma das pistas da ponte Pedro Ivo. O problema provocou filas na Via Expressa, na Avenida Ivo Silveira, nos bairros Estreito e Coqueiros. A lentidão chegou até a BR-101. Por volta das 12h, uma equipe no local começou a inserir uma placa em cima da junta de dilatação da ponte. Às 12h45, a solução paliativa já havia sido implementada, e o trânsito foi totalmente liberado.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Militar, a placa de metal de 600kg que foi colocada na ponte é um paliativo para liberar o tráfego de veículos, porém o trabalho deve continuar na noite deste sábado com a solda da junta de dilatação. Essa é a mesma placa que se soltou dia 13 de fevereiro deste ano.
Ponte é liberada em Florianópolis e manutenção recomeça neste sábado
Veja o momento em que equipes substituem placa de metal na ponte Pedro Ivo, em Florianópolis. Peça soltou na manhã deste sábado, causando congestionamentos no acesso à Ilha. pic.twitter.com/BeoDACxd6f
— Diário Catarinense (@dconline) 6 de julho de 2019
No momento em que a placa se soltou, um veículo acabou tendo o pneu furado. Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informou que a empresa que faz a recuperação das pontes, juntamente com uma equipe da SIE, já trabalha para recuperar a placa.
Continua depois da publicidade
Anderson Silva: o que a peça solta na ponte revela sobre a mobilidade de Florianópolis
Segundo o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Major Alexandre Vieira, a ideia inicial era soldar novamente a placa, mas optou-se por outra solução. Agora, os técnicos irão trabalhar para que seja feita um outro tipo de fixação, com a colocação de parafusos, segundo o Major. Por volta das 10h30min, ele deu uma entrevista à rádio CBN Diário:
— Estamos tentando construir não somente a solução paliativa, que porventura gerou novamente o transtorno. No final de maio fizemos uma análise de pouco mais de 30 dias e se acreditava, e que não se confirmou, que a placa iria perdurar por mais tempo. Isso não se confirmou, para dar uma solução definitiva, a gente está tentando não fazer a solda da placa, se não já teria sido resolvido, mas sim uma solução definitiva, que foi a orientação que passamos para os técnicos, para que não fique gerando novamente transtorno para a população — explicou.
Vestibular da UFSC mantido, garante Coperve
O primeiro dia de provas do vestibular da UFSC, que inicia na tarde deste sábado, não irá sofrer alterações. A informação é da presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria José Baldessar. A professora informa que a comissão monitora o trabalho de interdição de pista, e por isso o horário de abertura e fechamento dos portões segue mantido. A prova começa às 14h, com acesso permitido das 13h até as 13h45min.
Confira como está o trânsito em tempo real pelo Waze:

Secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Major Alexandre Vieira, dá detalhes sobre o conserto da placa
Acesse também:
Continua depois da publicidade
Problema na ponte Pedro Ivo: reforma das estruturas precisa ser prioridade estadual