Massa fina e no ponto, equilíbrio entre a calabresa e o queijo e um molho de tomate com temperos frescos fizeram com que o chef de cozinha Fabrício Zanatta Junkoski, de 41 anos, levasse a melhor no concurso “Pizza da Hora”, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (25), em Florianópolis. A simplicidade de um dos sabores preferidos dos brasileiros – calabresa com cebola – conquistou os cinco jurados da mesa. Fabrício ganhou um vale-compras do Brasil Atacadista do bairro Ingleses, no valor de R$ 400.
Continua depois da publicidade
Apesar do título de chef e de ter trabalhado em restaurantes até fora do país, como na Inglaterra e nos Estados Unidos, Fabrício não esperava ganhar. Ficou surpreso quando seu nome foi dito no microfone. Os demais finalistas estavam preparados e também conseguiram trazer um trabalho de qualidade para o concurso.
— Eu quase não me inscrevi para o concurso, mas minha mulher insistiu. E no fim deu tudo certo. É muito legal estar aqui, participar da brincadeira, e conhecer pessoas novas — disse o chef e morador do bairro Ingleses.
A pizza de calabresa, muçarela e cebola de Fabrício, competiu com a de brócolis, alho, catupiry, muçarela e provolone de Pamela Machado, de 33 anos, do Sambaqui; da massa especial sem ovos com recheio de portuguesa do Erni Adilson Klauss, 56, da Agronômica; e da "pizza brega", como dona Tânia Regina Duarte Simões, de 64 anos, do Balneário São Miguel, de Biguaçu, intitulou sua pizza "enrolada" com presunto, calabresa e muçarela.

Como ocorre
Os interessados em participar do concurso realizado pela Hora em parceria com o Brasil Atacadista mandaram suas receitas ao jornal e quatro finalistas foram escolhidos para a final. Eles tiveram que cozinhar e preparar suas famosas pizzas em um evento que ocorreu dentro do supermercado do Ingleses, ao vivo para todos os clientes.
Continua depois da publicidade
Como em programas de gastronomia que passam na televisão, os finalistas tinham um período específico para fazer o prato: foram 30 minutos para o preparo e mais 20 minutos para assar a pizza. A maioria levou até menos, como foi o caso do próprio Fabrício, que em 17 minutos já estava colocando sua pizza no forno.
Em seguida, eles ofereciam um pedaço de suas delícias aos jurados, que avaliaram quesitos como apresentação; sabor; ponto da massa; e tempero. O povo que estava no Brasil Atacadista durante a manhã desta terça, assistindo ao concurso, também pode experimentar as gostosuras.
Escolher os sabores mais equilibrados e as melhores massas exigiu conhecimento. Para isso, o chef e dono da pizzaria Fabbrica Milano Express, de Florianópolis, o legítimo italiano Marco Montorfand, foi um dos convidados de grife para ajudar a escolher quem seria o vendedor da "Pizza da Hora".
O gerentes do Brasil Atacadista Ulysses Horn e Leandro Fonseca; mais o representante da Seara – patrocinadora do concurso -, Kelves Albuquerque; e a jornalista Caroline Stinghen, que representou a Hora, fecharam a mesa de jurados.
Continua depois da publicidade

Tanto Fabrício como os outros três finalistas ainda levaram para casa um kit Pizza da Hora, pela participação do concurso.
Os ingredientes da pizza campeã, de Fabrício Zanatta:
* Massa com fermentação prolongada;
* Muçarela
* Calabresa
* Molho com tomates e temperos frescos
* Cebola Roxa
* Orégano
* Manjericão.
Confira como ficou a pizza dos demais finalistas:


Continua depois da publicidade
