A partir de fevereiro de 2025, o recurso de pagamento por aproximação utilizando o Pix passará a funcionar. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4) pelo Banco Central do Brasil. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A decisão, em parceria com o Conselho Monetário Nacional, cria novas regras para o sistema Open Finance que, além do Pix por aproximação, também visa permitir que os usuários não precisem mais sair do ambiente de compras online para realizar o pagamento.
Conforme o g1, no fim de julho, o Banco Central deve publicar mais detalhes sobre como as instituições financeiras devem trabalhar para possibilitar os serviços. O cronograma também prevê que as instituições passem a testar as funcionalidades em novembro, a fim de garantir a segurança das operações.
Ainda não há muitos detalhes sobre o funcionalidade e habilitação do recurso. No entanto, ao g1, Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), explicou que o cliente terá ambos os recursos à disposição depois de fazer um cadastro em uma instituição que esteja no Open Finance e liberar as funções nas carteiras digitais.
Continua depois da publicidade
Cronograma
- 31 de julho de 2024: Regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR);
- 14 de novembro de 2024: Testes em produção;
- 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.
Leia também
“Pix Garantido” é novidade do Banco Central para alternativa ao cartão de crédito no Brasil
Pix completa 3 anos com mais de R$ 1 trilhão movimentado em SC
Novo vírus aplica golpes em compras virtuais feitas no computador e pagas pelo Pix