O projeto SOS Santa Catarina que prevê a criação de uma política de socorro financeiro imediato a municípios atingidos por cheias e desastres naturais, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa (Alesc) nesta terça-feira (21).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A medida prevê que o Estado possa oferecer os repasses em até 72 horas. Atualmente, a liberação desses recursos estaduais depende da homologação de decretos de emergência ou calamidade pública. Devido às últimas chuvas, pelo menos 70 municípios emitiram estes decretos.
Como vai funcionar o “Pix” para cidades
O apelido de “Pix” vem da proposta de mais rapidez ao repasse. O projeto do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) foi apresentado em março, e contou com contribuições técnicas da Defesa Civil do Estado e da Federação dos Municípios (Fecam).
O foco são serviços iniciais de resposta imediata aos estragos de desastres naturais, como contratação de maquinário, limpeza de vias, desobstrução de bueiros e reparos pontuais em prédios públicos. Projetos maiores de reconstrução, com necessidade de mais recursos, continuarão dependendo da aprovação dos decretos de emergência e calamidade pública.
Continua depois da publicidade
Os recursos a serem acessados com mais rapidez pelos municípios, segundo a proposta, são do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec), que tem previsão orçamentária de R$ 122 milhões para 2023. Os pagamentos devem ser feitos por meio da Transferência Especial Voluntária (TEV), mecanismo que agiliza a liberação de recursos entre Estado e prefeituras.
A proposta prevê que as cidades possam receber os recursos logo após a verificação inicial do evento climático por técnicos da Defesa Civil estadual e, em seguida, prestem contas dos gastos realizados para fins de controle e fiscalização.
Agora, o projeto aprovado pela Alesc segue para sanção do governador Jorginho Mello (PL), que tem até 15 dias úteis para torná-lo lei ou vetá-lo.
Veja fotos da última enchente em Rio do Sul
Continua depois da publicidade
Leia também
SC pode ter “Pix” para socorrer cidades atingidas por desastres naturais
Por que SC registrou cinco tornados em menos de um mês
Como fazer doações para as vítimas das enchentes em Santa Catarina
Com novo alerta para temporais, dias de sol estão contados em SC