O Pix, criado em 2020, facilitou a vida dos brasileiros ao permitir transações bancárias sem taxas e com novos recursos, como funcionamento 24 horas e lançamentos imediatos — diferente do que ocorre nas modalidades TED e DOC. De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o sistema já é utilizado por 71% da população do Brasil.

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No entanto, apesar da comodidade, o país começou a registrar uma série de golpes financeiros a partir do Pix. Dentre 3 mil entrevistados pelo órgão, 22% foram vítimas e 69% sofreram tentativas de fraudes.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) divulgou uma lista com os golpes mais frequentes. Veja cada um deles:

Comprovante falso

O golpe do comprovante falso acontece quando um criminoso realiza uma compra e apresenta um recibo falso, mas muito parecido com um original.

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Como evitar?

  • O valor transferido por Pix cai na hora. Então, ao receber o comprovante, confira alterações em seu saldo bancário.
  • Não aceite agendamentos, principalmente de desconhecidos.
  • Acione notificações do aplicativo do banco e, desconfie, caso receba o comprovante, mas não um alerta em seu celular.

Golpe via WhatsApp

O golpe via WhatsApp acontece quando um criminoso entra em contato com uma vítima se passando por um conhecido e pede transferência de algum valor via Pix.

Como evitar?

  • Clonagens de WhatsApp estão cada vez mais frequentes. Portanto, é importante sempre desconfiar de pedidos de transferências monetárias.
  • Confirme o pedido por uma videochamada ou pessoalmente.
  • Faça perguntas pessoais a quem te pediu.

Pix errado

No golpe do Pix errado, o criminoso envia um comprovante falso — de transferência ou agendamento — a vitima, diz que foi um engano e pede pela devolução do dinheiro.

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Como evitar?

  • Antes de devolver o suposto dinheiro recebido equivocadamente, aguarde a confirmação da transferência em sua conta.

Falsos funcionários

O golpe do falso funcionário acontece quando um criminoso se passa por um trabalhador de instituição financeira e induz o cliente a realizar transferências e informar dados pessoais.

Como evitar?

  • Bancos jamais pedem dados confidenciais. Nunca os passe.

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