O Prefeito de Joinville, Udo Döhler, anunciou nesta quarta-feira que irá reativar a pista de bicicross do bairro Adhemar Garcia, nos fundos do Caic Mariano Costa. A reabetura é uma antiga reivindicação da comunidade e dos atletas, ja que a pista foi desmontada há cerca de dois anos, e foi anunciada após uma visita do prefeito ao local. A previsão é que a pista seja entregue em poucos meses.
Continua depois da publicidade
– Não é uma obra complicada e nós vamos realizar com recursos da Prefeitura – garantiu o secretário da Subprefeitura Sudeste , Vilderson Laureano.
O prefeito Udo Döhler lembrou que, com a reativação da pista, a comunidade passa a contar com mais uma opção de lazer.
– Esta é uma área nobre e que não pode ficar parada, por isso estamos autorizando a reativação da pista -, definiu.
Instalada ao lado de um equipamento escolar, a pista poderá contar com estrutura de segurança e vigilância já disponíveis no Caic. Localizado em área pública com aproximadamente 5 mil metros quadrados, o equipamento será reativado com recursos próprios, através da parceria da Subprefeitura, que vai ceder as máquinas, e com mão-de-obra dos apenados da Penitenciária Industrial.
Continua depois da publicidade
De acordo com Laureano, a próxima providência será realizar um projeto básico da pista, para que as máquinas possam realizar o traçado.
– Depois que tivermos conhecimento do projeto básico, os trabalhos podem ser realizados em curto espaço de tempo -, afirmou.
– Esta pista funcionou até o ano de 2011 e eram realizados até campeonatos nacionais aqui -, lembrou Gustavo André Amancio dos Santos, adepto da modalidade e organizador da Associação Joinvilense de Bicicross.
Segundo Gustavo, a pista mais próxima de bicicross fica em Jaraguá do Sul, no Parque Malwee. O atleta conta que nos tempos áureos do bicicross em Joinville a pista chegava a reunir centenas de participantes nos finais de semana.
Continua depois da publicidade
– Queremos resgatar a modalidade em Joinville -, projeta.
O presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), Fernando Krelling, também acompanhou a visita. Krelling está animado com o impacto que a pista terá no esporte de Joinville.
– É uma obra importante, que fará renascer um esporte que já foi muito forte na cidade, e que agora está um pouco parado -, comemora Krelling.
Segundo o presidente da Felej, Joinville poderá voltar a formar equipes de bicicross e disputar torneios estaduais e nacionais.
– Vamos concluir logo essa pista para que esse esporte tenha projeção -, assinala.
