As fortes chuvas que caíram na última quinta (16) e sexta-feira (17) criaram “piscinas naturais” nas dunas da Praia da Joaquina, em Florianópolis. As piscinas foram apelidadas de “lençóis joaquinenses”, inspirados nos famosos lençóis maranhenses, e são importantes para a região. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Paulo Horta, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que as piscinas são, na verdade, lagoas temporárias. Elas fazem parte do sistema de banhado das dunas, sendo muito importantes para o reabastecimento de aquífero da região, e protegem a fauna e a flora.
— É um sistema muito importante, inclusive não só para a segurança hídrica, mas também para aquilo que a gente chama de segurança sanitária. Sem toda essa biodiversidade a gente teria ali a multiplicação de vetores de doenças, como um mosquito da dengue — , informa o professor.
Veja o vídeo dos “lençóis joaquinenses”
Continua depois da publicidade
As piscinas naturais são formadas com o aumento do nível do lençol freático da região. Ou seja, durante a temporada de verão, a água subterrânea aflora nas partes mais baixas das dunas, formando uma paisagem semelhante à dos Lençóis Maranhenses.
Geralmente, esse fenômeno provoca um cenário espetacular, que acaba recebendo muitas visitas de turistas, que buscam um lugar fresco em meio ao calor do verão.
Atenção para a poluição
Para o professor, é necessário prestar atenção no “processo de floração” da região, que é impactado diretamente pelos efluentes de esgoto depositados.
— Se a gente não resolver muito prontamente o tratamento adequado de efluentes de esgoto na região da Lagoa da Conceição, e continuar bombeando para o parque, para as dunas, a gente pode fazer com que esse problema, que hoje está relacionado à área do bombeamento mais diretamente, se alastre para todo o sistema de lagoas temporárias — , afirma.
Continua depois da publicidade
Leia mais
SC tem dia de calorão e termômetros marcam quase 40ºC; veja cidades mais quentes
Lista mostra quais praias de Florianópolis estão impróprias para banho de mar