O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) ainda não tinha divulgado os números finais da eleição, mas às 19h30min deste domingo as primeiras bandeiras verdes com o número 15 começaram a ser agitadas no bairro Vila Real, em Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Ali, acompanhando a apuração na casa de parentes, o prefeito e candidato à reeleição Edson Renato Dias, o Piriquito (PMDB), já comemorava a vitória impossível de ser revertida, para mais quatro anos à frente do governo municipal.
Com todas as urnas contabilizadas o resultado mostrou 39.139 votos (63,78% do total válido) para Piriquito contra 22.224 votos (36,22% do total válido) de Rubens Spernau, do PSDB.
Finalizada a contagem oficial, a festa do 15 em Balneário tomou as ruas da cidade, com um trio elétrico partindo da Via Gastronômica em direção à Avenida do Estado, Bairro das Nações e outras regiões do município – acompanhado de fogos de artifício e carreata com bandeiras, músicas da campanha e muito som de buzinas.
Visivelmente emocionado e alegre com o expressivo desempenho nas 225 seções eleitorais de Balneário Camboriú, Piriquito agradeceu a confiança da população e prometeu empenho dobrado na continuidade de sua gestão.
Continua depois da publicidade
– Tenho total noção de como administrar essa cidade e se em nosso primeiro mandato já mostramos um bom trabalho, no segundo será ainda melhor. A Balneário Camboriú de hoje é melhor do que a de ontem, e a de amanhã, ao fim dessa administração, será melhor do que é hoje – afirmou.
A vitória do atual prefeito é também uma derrota política para o ex-governador Leonel Pavan (PSDB), que chegou a ser cogitado como candidato a prefeito na cidade, mas abriu mão de concorrer e manifestou total apoio à chapa encabeçada por Rubens Spernau. Esta é também a primeira vez na história do município em que um candidato que não pertence ao grupo político de Pavan consegue se reeleger.
Continua depois da publicidade