O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) ainda não tinha divulgado os números finais da eleição, mas às 19h30min deste domingo as primeiras bandeiras verdes com o número 15 começaram a ser agitadas no bairro Vila Real, em Balneário Camboriú.

Continua depois da publicidade

Ali, acompanhando a apuração na casa de parentes, o prefeito e candidato à reeleição Edson Renato Dias, o Piriquito (PMDB), já comemorava a vitória impossível de ser revertida, para mais quatro anos à frente do governo municipal.

Com todas as urnas contabilizadas o resultado mostrou 39.139 votos (63,78% do total válido) para Piriquito contra 22.224 votos (36,22% do total válido) de Rubens Spernau, do PSDB.

Finalizada a contagem oficial, a festa do 15 em Balneário tomou as ruas da cidade, com um trio elétrico partindo da Via Gastronômica em direção à Avenida do Estado, Bairro das Nações e outras regiões do município – acompanhado de fogos de artifício e carreata com bandeiras, músicas da campanha e muito som de buzinas.

Visivelmente emocionado e alegre com o expressivo desempenho nas 225 seções eleitorais de Balneário Camboriú, Piriquito agradeceu a confiança da população e prometeu empenho dobrado na continuidade de sua gestão.

Continua depois da publicidade

– Tenho total noção de como administrar essa cidade e se em nosso primeiro mandato já mostramos um bom trabalho, no segundo será ainda melhor. A Balneário Camboriú de hoje é melhor do que a de ontem, e a de amanhã, ao fim dessa administração, será melhor do que é hoje – afirmou.

A vitória do atual prefeito é também uma derrota política para o ex-governador Leonel Pavan (PSDB), que chegou a ser cogitado como candidato a prefeito na cidade, mas abriu mão de concorrer e manifestou total apoio à chapa encabeçada por Rubens Spernau. Esta é também a primeira vez na história do município em que um candidato que não pertence ao grupo político de Pavan consegue se reeleger.

Os eleitos

Natural de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias (Piriquito), 44 anos, é casado e pai de dois filhos. Graduado em Tecnologia em Administração Pública pela Unisul e empresário do ramo de autopeças, Piriquito ingressou na carreira política em 2000, quando foi eleito vereador.

Em 2004 concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito do município, mas acabou derrotado. Dois anos depois foi eleito 1º suplente para deputado estadual, assumindo a cadeira na Assembléia Legislativa do Estado em 2007. Em 2008, foi eleito prefeito de Balneário Camboriú para o mandato de 2009/2012, com diferença de 1,8 mil votos para o segundo colocado, Dado Cherem (PSDB).

Continua depois da publicidade

O vice de Piriquito, Claudio Fernando Dalvesco, 68 anos, é casado e pai de três filhos. Natural de Joaçaba, vive há 40 anos em Balneário Camboriú, onde foi eleito vereador em 1996. Em 2008 compôs a chapa com Piriquito, e se manteve como candidato a vice do peemedebista.