Você já recebeu alguma proposta para entrar em um investimento com um retorno muito alto e pouco risco? A chance de ser esse tipo de fraude é grande. Por isso, apesar de ser um esquema antigo, as pirâmides financeiras frequentemente aparecem nos noticiários e ainda seduzem muitas pessoas. Mesmo sendo muito conhecido, o golpe da pirâmide financeira sempre se atualiza para dar aparência de novidade e legalidade, trazendo novas vítimas.
Continua depois da publicidade
Confira o que são as pirâmides financeiras, como elas funcionam e ainda descubra 5 dicas que vão te deixar longe desse golpe.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
O que é pirâmide financeira?
A pirâmide financeira, também conhecida como Esquema Ponzi, é um tipo de esquema criminoso que se baseia no recrutamento de novas pessoas. Em seguida, os recém chegados precisam trazer outros investidores e assim, sucessivamente, precisam ir adicionando novas pessoas.
Continua depois da publicidade
Portanto, o investimento “de quem chega” acaba pagando o “de quem chegou antes” e está acima na pirâmide. Ou então, pode existir uma exigência da indicação de novos integrantes para que o valor seja devolvido. Aliás, o nome do golpe vem desse método: a conexão das pessoas no esquema forma o desenho de uma pirâmide.
Esse sistema promete grandes retornos se comparado com outros investimentos. Mas, ele se torna insustentável. O número de pessoas cresce sempre de maneira exponencial, fazendo com que se alcance rapidamente um patamar inalcançável de recrutamentos necessários. E quando o esquema colapsa, apenas quem está no topo sai com recursos.
Como identificar o que é uma pirâmide?
Ao contrário de outras propostas de investimento, as pirâmides financeiras têm características próprias e que ajudam quem está sendo abordado a perceber o que é. Primeiramente, quem tenta recrutar utiliza estratégias agressivas para conseguir convencer. Como, por exemplo, insistir em te trazer para essa “oportunidade” com ligações e marcando reuniões.
Continua depois da publicidade
Além disso, quem está recrutando esconde muita informação do esquema em si, e fala mais no retorno financeiro que o investimento irá trazer. Quase como se tudo fosse em um passe de mágica e sem muito esforço. Muitas vezes não há uma explicação confiável do que acontece no investimento.
Ainda na parte mais obscura do negócio, quem está chamando não consegue dizer quem são os donos de uma empresa ou quem começou e conseguiu retorno com isso. A sede para trazer uma nova vítima é tanta que ele só fala das partes boas: que é o que realmente fisga as pessoas.
Porém, talvez o principal ponto da pirâmide financeira seja justamente o foco do recrutador na necessidade de trazer novos integrantes. Isso pode acontecer ao se oferecer um bônus para cada nova vítima, ou como já citado, uma exigência para que você receba seu dinheiro de volta.
Continua depois da publicidade
Pirâmides financeiras são ilegais no Brasil?
Sim, a legislação brasileira tipifica o crime de pirâmide finaneira na lei 1.521/51, que dispõe do que são chamados de “crimes contra a economia popular”. Ainda segundo a norma. quem tenta obter vantagens ilegais através dessa fraude está sujeito a uma pena que varia entre 6 meses e 2 anos de detenção.
Entretanto, existe uma diferença entre o esquema de pirâmide e o Marketing Multinível (MMN), mesmo parecendo ser a mesma coisa. A grande separação entre os modelos está na forma de remuneração de cada um.
O MMN, que é legalizado, tem um produto bem definido e remunera os integrantes conforme a quantidade de vendas que cada um efetua. Ao passo que na pirâmide financeira, a remuneração vem exclusivamente da indicação de pessoas, muitas vezes sem ter nenhum produto.
Continua depois da publicidade
Entretanto, é preciso ter cuidado. Isto pois, alguns esquemas usam o argumento de ser Marketing Multinível, mas o cerne de sua atuação está no recrutamento de novas vítimas.
5 dicas para não cair em uma pirâmide financeira
Por ser um esquema com características bastante claras, é possível tomar algumas precauções para não cair nesse tipo de golpe. Trouxemos aqui 5 dicas para não cair nesse tipo de armadilha.
- Retornos altos em um curto período: Nenhum investimento seguro promete investimentos com um grande retorno, muito menos em um prazo rápido como semanas ou meses. Caso essa proposta for muito tentadora, é recomendado pesquisar, perguntar e buscar referências de pessoas sérias e com credibilidade no ramo;
- Desconfie das informações: O golpista vai fazer de tudo para convencer você a entrar no esquema. Chegando ao nível de sofisticação de apresentar dados falsos com um portal de notícias criado para transmitir um ar de confiança. Portanto, confira sempre em fontes de informação conhecidas e pergunte para quem tem mais conhecimento sobre o tema;
- Pressão de quem oferece o investimento: Como já citamos, uma característica das pirâmides financeiras é a estratégia agressiva de quem recruta. Isto pois o golpista quer que você decida rapidamente e faça o aporte sem ter tempo suficiente para questionar o sistema. Se for esse caso, se afaste e questione outras pessoas sobre essa abordagem;
- Aporte muito alto e obrigatoriedades: Quase sempre as pirâmides financeiras chegam com obrigatoriedades muito rígidas, aportes maiores que o normal e necessidade de recrutamento de novas vítimas. Se o esquema exige muita coisa logo de início sem muita contrapartida clara. é necessário ficar atento;
- Consulte instituições seguras: De acordo com a legislação, qualquer órgão financeiro precisa ter o aval e o registro da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central (BC), pesquise pelo nome da empresa nos portais e veja se está lá. Além disso, se disserem que é um novo banco, saiba que o registro é necessário antes de começar a atuar. Portanto vá ao chat de atendimento e questione.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como pesquisar séries e filmes em todas as plataformas e de uma vez só
A única estratégia para aumentar as chances ganhar na Lotofácil da Independência