Um homem de 46 anos cometeu no sábado (27), em uma sinagoga de Pittsburgh, Pensilvânia, o ataque antissemita mais violento das últimas décadas nos Estados Unidos, ao abrir fogo e matar 11 judeus que estavam no local.
Continua depois da publicidade
Robert Bowers, como foi identificado pelas autoridades, invadiu a sinagoga Tree of Life (Árvore da vidar seus serviços a partir de segunda-feira.
O ataque aconteceu em um momento de grande tensão nos Estados Unidos, um dia depois de um seguidor de Trump na Flórida ter sido detido e acusado de enviar 13 bombas a opositores do presidente dos Estados Unidos, um caso que aumenta ainda mais a pressão no país a poucos dias das eleições legislativas.
Este foi o caso de tiroteio mais recente nos Estados Unidos, onde as armas de fogo estão vinculadas a mais de 30.000 mortes por ano.
Continua depois da publicidade
O ataque de Pittsburgh provocou muitas reações internacionais. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu lamentou um ataque “antissemita horrível”. Alemanha, Canadá, França e ONU também condenaram o ataque.
* AFP