Um dos primeiros treinamentos do Brasil no combate a incêndios em carros elétricos vai acontecer nesta quinta-feira (12), em Mafra, no Norte de Santa Catarina. Para saber as técnicas que serão ensinadas, o NSC Total conversou com o Tenente-Coronel Willian Leal Nunes, bombeiro do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo o bombeiro, as baterias de íons de lítio, utilizadas em carros elétricos, são o principal problema na hora do incêndio.
— A grande diferença para o carro a combustão é o envolvimento das baterias, que com o fogo, acabam gerando uma reação química de calor e que gera dificuldade para se apagar. O processo é tão sério que o carro pode estar embaixo da água que continua gerando calor na reação química — explica.
Carro elétrico pegou fogo em SC
Continua depois da publicidade
De acordo com Nunes, ainda não há um protocolo universal para o combate, mas há técnicas, que serão ensinadas no evento.
— O certo é o combate com água durante longos períodos, cerca de três a quatro horas. Mesmo se apagar, deve-se continuar monitorando para que não volte a pegar fogo — diz.
O evento vai contar com diversos palestrantes, além de uma demonstração prática de combate a incêndio veicular. O objetivo é abordar técnicas específicas para o combate a incêndios em veículos eletrificados. As vagas estão esgotadas.
Caso de incêndio em carro elétrico completa um mês em SC
No mês passado, um incêndio atingiu um carro elétrico que estava estacionado na garagem de uma casa em São José, na Grande Florianópolis. O Corpo de Bombeiros Militar chegou a ser acionado e verificou chamas intensas na parte de baixo do veículo, onde ficam as baterias.
Continua depois da publicidade
O combate às chamas e o resfriamento das baterias foi realizado com 21,5 mil litros de água, com a mobilização de um caminhão autotanque e outros dois veículos que auxiliaram na ocorrência.
Leia também
Carreta é flagrada transportando escavadeira solta no reboque na BR-280 em SC
Saiba o que modelo Andressa Urach veio fazer em Joinville
Megaoperação contra tráfico de drogas reúne 100 policiais e prende suspeitos em SC