Dos antigos armazéns aos grandes marketplaces virtuais, a forma como adquirimos bens e serviços sofreu inúmeras modificações na era moderna, mas, com certeza, nada se compara às mudanças vividas desde o fim do século XX até hoje. Da implantação dos primeiros shoppings centers no país até o “boom” das compras on-line no último ano – impulsionadas pela pandemia – transformamos nossos hábitos de consumo e nossas relações com o espaço de compra.
Continua depois da publicidade
> Como será a Blumenau dos próximos 50 anos
Em Blumenau, o Neumarkt Shopping é testemunha e protagonista dessas mudanças desde 1993, quando trouxe para região um mix inédito de lanchonetes e restaurantes, que formam uma praça de alimentação variada, lojas, serviços e opções de entretenimento, como salas de cinema Stadium, tornando-se referência nacional no setor, sendo o único shopping a ser inaugurado com 100% de ocupação.
Ao longo desses 28 anos, o Neumarkt Shopping vem revolucionando os hábitos de consumo na região do Vale do Itajaí e se firmando como um ponto de encontro de famílias e amigos, um local de pertencimento.
— A Almeida Junior foi fundada em Blumenau, em 1990, e quando decidimos entrar para o setor de shopping centers fazia todo o sentido que nosso primeiro shopping center fosse em Blumenau. Foi um superprojeto, na melhor localização da cidade! Conseguimos comprar o melhor terreno à época e desenvolvemos o projeto do Neumarkt Shopping com o propósito de melhorar a qualidade de vida da cidade e de fazer parte da história de Blumenau. E estou muito feliz que conseguimos — comemora Jaimes Almeida Junior, CEO do Grupo Almeida Junior.
Continua depois da publicidade

Para o CEO, o Neumarkt Shopping quebrou paradigmas desde a sua inauguração, mostrando que o consumo deve contar com investimento, promovendo a alegria e a qualidade de vida. A chegada do mall colocou Blumenau na rota das cidades brasileiras com grandes shopping centers.
Para o Grupo Almeida Junior, o Neumarkt mudou a dinâmica de Blumenau e das cidades do Vale do Itajaí, trazendo um novo padrão de consumo, lazer e gastronomia. Além de influenciar o comportamento das pessoas, trouxe modernidade, movimentou a economia gerando empregos e oportunidades para lojistas e novos empreendedores, contribuiu com mudanças positivas para o sistema viário e se tornou motivo de orgulho para os blumenauenses.
Expansão de mercado e tecnologia
No último ano, as compras on-line foram impulsionadas em função do isolamento social. De acordo com um estudo realizado pelo Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco, em 2020 houve um aumento de 41% nas vendas de e-commerce do país, se comparado ao ano anterior.
Alinhado às novas formas de consumo, o Grupo Almeida Junior investiu na transformação digital e lançou o AJPlace, uma plataforma que reúne no ambiente on-line produtos nos segmentos de moda, beleza e saúde, tecnologia, decoração e eletrodomésticos, alimentação gourmet e pets, além de marcas nacionais e internacionais que ainda não estão presentes nos shoppings Almeida Junior e no Estado.
Continua depois da publicidade
Conectado às demandas do mercado
A capacidade de se adequar às necessidades dos consumidores reflete no reconhecimento dos clientes do Neumarkt: por 22 anos consecutivos o mall recebeu prêmio Top of Mind – realizado pelo Instituto Mapa em parceria com a NSC Comunicação – como o shopping center mais lembrado pelos moradores do Vale do Itajaí. Isso demonstra que o shopping continua sendo a principal referência na cidade. O mix inclui, atualmente, mais de 140 operações, entre elas, 18 lojas âncoras e megalojas.
Neumarkt Shopping: 28 anos de transformações e crescimento
• 1990: Em meio a um cenário econômico desanimador, o empresário Jaimes Almeida Junior decidiu construir o primeiro shopping center em Blumenau e trazer modernidade à cidade.
• 1993: Em 29 de setembro, foi inaugurado o primeiro shopping de Blumenau (e o segundo do estado). O Neumarkt Shopping contava com lojas, cinema, bares e restaurantes, e revolucionou o comércio da região.
• 1997: Ocorreu a primeira ampliação da área construída, passando de 47 mil m² para 81 mil m².
• 2000: A Alameda de Serviços foi ampliada.
• 2001: O pavimento superior foi modernizado e ganhou uma nova praça de alimentação. com inauguração de nova Praça de Alimentação.
Continua depois da publicidade
• 2005: Uma nova expansão trouxe ao shopping nova loja âncora e 23 novas lojas satélites.
> Exposição do Santa no Neumarkt Shopping lembra os 50 anos do jornal
• 2009: O mall foi modernizado e foram instalados lounges e novos sanitários junto à praça de alimentação.
• 2012: Foi inaugurado o Espaço Família, e o estacionamento ganhou mais 320 vagas.
• 2019: As salas de cinema passaram a oferecer novas arquibancadas tipo stadium, telas maiores e duas fileiras de poltronas premium. Os espaços receberam projeção 3D.
Ano após ano, o Neumarkt vem investindo forte na qualificação do seu mix, trazendo novas lojas regionais, nacionais e internacionais.
Acesse o site do Neumarkt Shopping e confira o mix de marcar do mall.
Leia também
Vale Europeu é referência em herança histórica e cultural
Continua depois da publicidade
Saúde mental pós-pandemia: Entenda a importância da atenção e cuidado
Blumenau do futuro: confira as expectativas de estudantes da cidade para as próximas décadas