Declaração de amor à cidade catarinense, a exposição Aquarelas de Porto Belo, do artista Dante Mendonça, será lançada no dia 4 de abril, no Porto Gaia Restaurante Bar. Os quadros, que retratam as belezas da região, podem ser vistos até o dia 19 de abril.

Continua depois da publicidade

Jornalista, escritor e cartunista nascido em Nova Trento, Dante é membro da Academia Paranaense de Letras e tem nove livros publicados. Também é cronista dos jornais e cidadão Honorário de Curitiba, onde está radicado desde 1970.

:: Leia mais notícias de cultura e variedades ::

– A Porto Belo dos piratas, da Caixa d?Aço que teria escondido submarino alemão durante a 2ª Guerra, da ilha da família Stodieck, das paisagens deslumbrantes, do sol que se põe e expõe o raio verde de Júlio Verne, das casas baixas e mansões à beira-mar, dos transatlânticos que ancoram ao largo e dos barquinhos tão perto, da lida dos pescadores mal despontando o dia, da areia limpa e do mar calmo, do verde que se recorta na paisagem – esta é a praia que merece o nome e as tintas dos aquarelistas – afirma o autor.

Continua depois da publicidade

As aquarelas foram feitas de mansinho, durante curtas visitas à família. Segundo Dante, “a exposição é uma declaração de amor a Porto Belo e as obras servem mais como prazer do que exercício de pintura, pois não é esse o meu ofício”.

Considerada a mais delicada técnica artística pictórica, foi em Paris que a aquarela entrou na vida de Dante. Durante dois anos seguidos, 2010 e 2011, participou de um workshop que reúne gente das mais variadas nações e idades, pintando pelas ruas parisienses sob orientação do romeno-ítalo-francês Nicolas Petrescu-Alupi.

– Nos últimos anos tenho viajado à Europa para pintar suas paisagens urbanas e campestres – conta Dante, que é um dos fundadores da Sociedade de Aquarelistas do Paraná.

Continua depois da publicidade

O QUÊ: exposição Porto Belo em Aquarelas.

QUANDO: de 4 a 19 de abril.

ONDE: Porto Gaia Restaurante e Bar (rua Gaspar Laus Neto, 125). Na abertura, sábado, 4 de abril, às 20 horas, haverá coquetel e apresentação musical de Adri Dallo (violão), Pilo Bartinikowsky (percussão) e Orlando Baumel (sax).