As pintas na pele, sejam de nascença ou que se formam ao longo do tempo, são comuns. Mas de vez em quando, posts nas redes sociais sobre isso viralizam, pois muita gente percebe que tem marcas em lugares próximos ou até no mesmo lugar.
Continua depois da publicidade
Em 2021, por exemplo, um usuário do TikTok viralizou mostrando uma pinta no braço esquerdo. Segundo ele, todos os homens têm isso. Volta e meia esse tema volta nas redes de vídeos curtos. Contudo, isso é verdade mesmo? Veja a resposta nessa reportagem!
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Confira mais informações sobre as pintas
Todo mundo tem pinta no braço?
A resposta mais objetiva é não, mas o fato das pessoas terem pintas em locais parecidos no próprio corpo tem uma explicação. De acordo com o site Medical News Today, as pintas podem aparecer pois a pele produz mais melanina nas regiões com mais exposição ao sol.
Desse modo, o organismo protege o local da exposição dos perigosos raios ultra-violeta, e a pinta às vezes é um efeito desse excesso de melanina. Já que temos a tendência de deixar locais como os braços e os pulsos mais expostos, é natural que mais marcas apareçam por ali.
Continua depois da publicidade
Além disso, a genética tem seu papel na formação ou não de pintas na pele. Ainda conforme o Medical News Today, o corpo pode produzir dois tipos de melanina, a eumelanina e a feomelanina.
A eumelanina protege contra os raios UV, por isso quem produz mais tem menos pintas. De forma geral, pessoas com cabelos, olhos e pele escura produzem esse tipo. Já quem tem a feomelanina tem uma tendência maior, que é quem tem cabelos loiros ou ruivos, pele e olhos mais claros.
Quando nos preocuparmos com as pintas na pele?
A princípio, as pintas na pele não são perigosas por si só. Mas elas podem ser um sinal de um problema de saúde mais grave. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é possível fazer um autoexame para checar a marca usando as 5 primeiras letras do alfabeto.
Continua depois da publicidade
A – Assimetria: Faça uma divisão da pinta na metade em sua mente, se um lado for muito maior que o outro, esse deve ser o primeiro alerta.
B – Borda: A borda de uma pinta saudável normalmente é regular. Então se as extremidades forem com um formato muito indefinido, fique atento.
C – Cor: As pintas mais perigosas podem ter mais de uma cor ou serem bastante escuras.
D – Diâmetro: Normalmente, os sintomas de câncer de pele contam com pintas grandes na pele. Mesmo assim, não subestime as pequenas, em fases iniciais, a marca pode ter o diâmetro de uma caneta.
Continua depois da publicidade
E – Evolução: A pinta característica de melanoma não é estática, cheque regularmente as características, se ela mudou de cor, de tamanho ou de formato.
Leia também
O que acontece no corpo se você toma remédio para dor de cabeça todo dia