Versace, Gucci, Valentino, Armani e Dolce & Gabbana comandam o estilo da moda italiana, mas quem virou celebridade nas passarelas enológicas foi o vinho pinot grigio!
Continua depois da publicidade
Este vinho ultimamente está em toda parte e virou a casta branca queridinha nas importações dos Estados Unidos. Com origem na Hungria, esta uva foi levada à Borgonha pelos monges cistercienses, verdadeiros enólogos na Idade Média, e encontrou seu melhor terroir no nordeste italiano, desde o Trentino, passando pelo Vêneto até Friuli.
A pinot grigio também é cultivada na Alemanha e na Áustria (chamada de grauburgunder ou rüllender), na França (ganha o nome de pinot gris), na Croácia (denomina-se sivi pinot) e é bastante plantada na Nova Zelândia e na América. Possui grandes bagos, casca fina e cor avermelhada, apesar de ser uma uva branca. Costuma amadurecer mais cedo que outras cepas e por isso tem alto nível de acidez.
Esta casta adora regiões frias como a Alsácia francesa e o Alto Ádige italiano.
O clima frio nas noites de verão nessas regiões gera uma maturação lenta, o que traz uma maior fixação de aromas. Este vinho tem cor amarelo-limão com reflexos cinza-prateados. Ao nariz traz aromas de frutas como a maçã verde, flores e toques minerais. Em boca é viçoso, com excelente refrescância devido à sua acidez e elegante textura.
Continua depois da publicidade
Um vinho leve de tomar, vivaz e divertido que se popularizou globalmente, em especial nas recepções de verão ao ar livre. Assim como outras tendências no mundo, o vinho segue a moda, então deixe o fashion pinot grigio seduzir você!
SUGESTÃO GOURMET – Uma bela posta de bacalhau e batatas regadas com azeite de qualidade.
DICA DE BACO – Pinot Grigio Kris Franz Haas encontrado na Decanter e o Bottega Pinot Grigio delle Venezie IGT vendido na Grand Cru.