Com muito prazer que aceitei o convite do DC para escrever nesta coluna sobre nossa riquíssima gastronomia regional levando a você, leitor, um pouco da cultura e ingredientes de nossa querida serra catarinense. Nesta sexta-feira falaremos sobre um de nossos maiores representantes, o pinhão.
Continua depois da publicidade
Você sabia que o pinhão foi inserido na Arca do Gosto (catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos com potencial para produção e comércio) pela Slow Food?
Isso mesmo nosso pinhão está ameaçado de extinção. Onde antes se encontravam florestas de araucária, hoje se observa uma vasta área de cultivo do pinheiro canadense. Estima-se que das áreas brasileiras de floresta com araucária original, hoje em dia reste apenas 1%. O Brasil atualmente tem 24 produtos inseridos nessa lista.
Truta grelhada ao molho de cogumelo shitake e pinhões
Ingredientes
Continua depois da publicidade
? 250g de pinhão cozido e descascado
? 100g de cogumelo shitake fatiado
? 20 folhas grandes de espinafre
? 1 cebola roxa pequena picada
? 2 filés de truta
? 300g de nata
? 100ml de vinho branco seco
? Salsinha picada a gosto
? Azeite de oliva a gosto
? Manteiga a gosto
? Sal a gosto
Modo de preparo
? Doure a cebola com a manteiga, acrescente os cogumelos e refogue-os até soltar seu líquido. Adicione o vinho branco e aguarde que o álcool evapore. Coloque a nata e deixe ferver. Acrescente os pinhões, a salsinha e tempere com sal. Tempere a truta com sal e pimenta do reino e doure-a em frigideira. Para a montagem: disponha as folhas de espinafre em um prato no centro, coloque o molho de pinhões e por cima a truta grelhada, decore com um pinhão cortado ao meio e um ramo de alecrim.