Um grupo de 18 pinguins-de-magalhães foi devolvido à natureza após eles terem sido resgatados em diferentes regiões do Litoral de Santa Catarina desde o último inverno e submetidos a um processo de reabilitação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A volta ao mar aconteceu na Praia do Moçambique, em Florianópolis, na última sexta-feira (9).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O bando foi o terceiro da espécie a ser reintroduzido na natureza pelo PMP-BS em 2022. De acordo com o projeto, 49 aves foram reabilitadas com sucesso no Estado durante o ano.
Os pinguins-de-magalhães migram ao Sul do Brasil em busca de alimento, em especial no inverno, a partir da Patagônia, região fria entre o Sul da Argentina e do Chile, e das Ilhas Malvinas. A longa viagem deixa vários deles debilitados, em especial os animais mais jovens, ainda desacostumados à migração.
Veja imagens da volta dos animais ao mar
De acordo com a responsável técnica do PMP-BS em Florianópolis, Marzia Antonelli, o mês de outubro foi atípico, com uma grande ocorrência de pinguins, especialmente na Ilha de Santa Catarina. Ela explica que as aves já deveriam estar voltando para suas colônias neste período do ano.
Continua depois da publicidade
— No geral, observamos que chegaram com as características comuns dos pinguins em sua primeira migração: indivíduos juvenis, com caquexia, anemia, hipoproteinemia (níveis baixos de proteína no sangue). A maioria atendida apresentava grau moderado de parasitismo — diz, acrescentando que algumas aves também apresentavam sinais de interação lesiva com apetrechos de pesca.
— Os pinguins tinham cortes profundos e lesões que foram tratadas e outros apresentaram infecções em sistema respiratório — complementa Marzia.
Na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), entidade que classifica o estado de risco de extinção de cada espécie, a situação do pinguim-de-magalhães aparece como pouco preocupante, em avaliação de 2020.
Leia mais
Árvore centenária recebe ajuda curiosa para continuar de pé em SC
Aventura e paisagens de tirar o fôlego: confira motivos para visitar Serra de SC no verão