Mais 10 pinguins foram soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (3), depois de serem resgatados e passarem por um processo de reabilitação. As aves vindas da Patagônia tinham sido resgatadas em praias do litoral de Santa Catarina entre junho e agosto deste ano e antes de voltarem para casa, receberam um microchip com número de identificação.
Continua depois da publicidade
> Golfinho raro é encontrado na praia do Ervino, em São Francisco do Sul
Este foi o terceiro grupo de pinguins solto este ano pela Associação R3 Animal, uma das instituições que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no estado.
As 10 aves foram resgatadas por insituições e universidades catarinenses que executam, junto com R3 Animal, o monitoramento das praias e bacias no estado. Todos os pinguins passaram por exames complementares, realizaram o teste de impermeabilização das penas e receberam um microchip com um número de identificação.
> Sobrevoo registra 42 baleias-francas entre o litoral de SC e do RS
Continua depois da publicidade
A migração anual começa no outono e as aves que encalham em praias catarinenses, em sua grande maioria, são animais juvenis, estão em seu primeiro ano de vida e encaram pela primeira vez a longa viagem de migração. Também é comum que os pinguins cheguem ao litoral catarinense já fracos e debilitados, quando não feridos.]

Solturas anteriores
O primeiro grupo liberado na temporada de migração 2020, ocorreu no dia 3 de agosto e 20 pinguins foram soltos. A segunda leva ocorreu no dia 24 de agosto, com 13 pinguins. Em 2019, 67 pinguins foram reabilitados com sucesso e soltos pela R3 Animal.

O que fazer ao encontrar um pinguim na praia?
– Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem transmitir doenças aos pinguins.
– Se possível, use uma toalha para conter o pinguim e coloque-o em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido. Cuidado com o bico.
Continua depois da publicidade
– Não o alimente, não molhe, jamais coloque-o no gelo.
– Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água.
– Ligue no telefone 0800 642 3341 e a base mais próxima do PMP-BS irá resgatar o animal.