Mais de uma dezena de pinguis apareceram mortos na beira do mar da praia dos Ingleses na manhã desta quarta-feira, em Florianópolis. Um morador que caminhava na praia contou ao menos 12 animais. Ainda foi possível ver dois animais vivos na água, que lutavam para passar a rebentação.

Continua depois da publicidade

Segundo o Sargento Marcelo Duarte da Polícia Ambiental, é comum que muitos animais da espécie apareçam mortos nas praias nesta época do ano, pois cerca de 200 mil pinguins estão migrando até o litoral do Rio de Janeiro, e muitos acabam se perdendo nas correntes e não conseguem voltar.

– Todos os dias nossas equipes recolhem pinguins vivos pelas praias. Nós engordamos eles e devolvemos para o mar, próximo a Ilha do Xavier – explica.

Até o momento a Polícia Ambiental já está cuidando de cerca de 30 pinguins, mas Marcelo acredita que até o fim da temporada ultrapasse 150. Ele informa que qualquer pessoa que avistar um animal com dificuldade pode fazer o recolhimento em uma caixa de papelão e encaminhar para a base mais próxima da Polícia Militar. Quanto aos animais mortos, é responsabilidade da Prefeitura fazer o recolhimento.

Continua depois da publicidade