Um grupo de pinguins-de-Magalhães, espécie que migra da Argentina para o Litoral catarinense durante o inverno, foi flagrado por um morador que pescava no mar de Laguna, no Sul de Santa Catarina. Um vídeo do encontro ocorrido na altura do Farol de Santa Marta viralizou nesta quinta-feira (31).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

“Uma das maiores concentrações de pinguins que já presenciei, uma colônia receptiva. Vieram dar as boas-vindas enquanto estávamos parados pescando”, publicou o pescador João Baiuka junto do vídeo.

Veja vídeo dos pinguins no mar de Laguna

Por que os pinguins migram para SC

A espécie de pinguim flagrada no vídeo, de nome científico Spheniscus magellanicus, tem o costume de migrar da Patagônia, no Sul argentino, à costa brasileira entre junho e setembro em busca de alimento.

Continua depois da publicidade

A concentração em bando dos pinguins também é comum no Litoral de Santa Catarina, principalmente entre a divisa com o Rio Grande do Sul, segundo explicou o oceanógrafo Jules Souto ao g1 SC.

— São concentrações de alimentação, geralmente quando o mar está bem calmo, aí eles se concentram e ficam mais relaxados para se alimentar, pois uns cuidam dos outros — explica o especialista, que atua também como curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Conforme o professor, a forma em que os animais estão no mar também tem relação com a alimentação.

— Os da ponta estão em alerta e os do meio se alimentam, e eles revezam — disse.

Ao analisar as imagens, Souto afirmou ainda que, de acordo com a plumagem de transição em que estão, os animais são juvenis e subadultos. Os pinguins da espécie vivem em bandos e têm asas que se adaptaram para promover o impulso através da água. Quando jovens, têm uma coloração de penas mais acinzentada. Quando mais velhos é que ganham a plumagem característica, com tons de preto e branco.

Leia mais

Quais praias de SC estão próprias para banho de mar às vésperas da primavera

VÍDEO: Filhote de esquilo é resgatado após ataque de gato em SC e viraliza nas redes sociais