Um pinguim-de-magalhães “extremamente desidratado” foi encontrado por surfistas na Praia Brava no Litoral Norte de Santa Catarina neste último sábado (24). Segundo informações do g1 SC, o animal apresentava sinais fortes de fraqueza e logo foi encaminhado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Esse foi o primeiro registro da espécie na região, na temporada de 2023, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que foi acionado para o resgate e estabilização da ave.
O pinguim foi encaminhado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha (SC), na mesma região, onde é acompanhado por veterinários, biólogos, oceanógrafos e tratadores.
ExpoSuper estima mais de R$ 1,5 bilhão em negócios fechados nos três dias de feira
Continua depois da publicidade
O tratamento inicial, conforme o projeto, envolve administração de medicamentos, hidratação, alimentação adequada e demais terapias, caso haja agravamento do quadro. Depois, a ave vai para a etapa de reabilitação e posterior soltura, quando será reintroduzida ao mar.
Temporada de pinguins
Na época inverno, conforme o PMP-BS, é comum a aparição de pinguins nas praias de SC. Isso porque a espécie tem hábitos migratórios e, todos os anos, grupos saem das colônias na região da Patagônia argentina rumo às águas quentes do Atlântico.
Muitos acabando morrendo na longa viagem por exaustão e desidratação, devido ao alto gasto energético. Pela dificuldade de encontrar alimento, se desencontram de seu grupo e ficam ainda mais vulneráveis, facilitando o encalhe nas praias
*Com informações do g1/SC.
VÍDEO: Filhote de baleia-franca é visto no litoral de SC pela primeira vez na temporada
Pinguim é resgatado no Centro de Florianópolis; veja vídeo
Leia também
Compras internacionais online de até 50 dólares vão ficar mais baratas; entenda a medida
Continua depois da publicidade
Visitante da Oktoberfest Blumenau vai poder matar a sede graça