O sorriso sincero parece estar até mais radiante. Agora livre das dores de cabeça que o incomodavam nos últimos anos, Luiz Roberto Magalhães, o Pingo se sente uma nova pessoa. O treinador superou a expectativa dos médicos ao voltar ao trabalho apenas 16 dias depois de uma delicada cirurgia para a retirada de um tumor na cabeça. Um pouco mais magro, assumiu o comando do Brusque na preparação para o Campeonato Catarinense com a mesma humildade, dedicação e respeito.

Continua depois da publicidade

O ex-volante, que vai se firmando no mercado como treinador, resolveu consultar um neurologista depois que um oftalmologista constatou que as dores de cabeça nada tinham a ver com os olhos. Foi um médico de Joinville que descobriu a causa das constantes dores de cabeça – um tumor benigno no canal do ouvido esquerdo. Um susto quando ouviu o diagnóstico. Mas logo ele foi tranquilizado e fez questão de passar isso para os familiares.

– As pessoas ainda confundem o tumor com o câncer. São coisas diferentes. E o meu era benigno. Claro que a cirurgia era de risco, mas decidi fazer o quanto antes, mesmo podendo adiar por alguns meses – conta o treinador.

O encontro da reportagem com Pingo foi no último dia 18, quando ele acompanhou o primeiro treino do grupo do Brusque no CT Rolf Erbe. A cicatriz no lado posterior esquerdo da cabeça ainda é visível, mesmo com os pontos já retirados. Nada que atrapalhe a vaidade do treinador. O que ele quer mesmo é recuperar os Cinco quilos perdidos.

Continua depois da publicidade

A cirurgia, ocorrida dia 30 de novembro, durou 21 horas e foi a única vez na vida que o ex-jogador precisou ficar internado no hospital. O caso repercutiu nas redes sociais e Pingo se diz surpreso com o carinho demonstrado pelos admiradores.

– Recebi mensagens de todo o Brasil. A repercussão foi grande, saiu em grandes portais. Isso me deu ainda mais força – comenta.

O próprio treinador coloca a coragem como principal virtude. Prefere errar tentando a não arriscar. Segundo ele, quando mais cedo você arrisca, mais tempo terá para se recuperar caso algo não dê certo. Qualidade que o colocou como uma das revelações do último Catarinense, à frente do Juventus. E que fez crescer o número de admiradores, que fazem questões de aplaudir a recuperação e a volta dele à lateral dos gramados.

Continua depois da publicidade

Brusque quer surpreender no Estadual

Pingo espera surpreender com o Brusque no Campeonato Catarinense. O clube trabalha duro para chegar voando no início da competição. O treinador considera o grupo competitivo, apesar de faltar pelo menos Cinco ou seis jogadores para ficar completo. Ele aguarda por pelo menos mais três zagueiros, um atacante e um meia.

– É uma época em que o mercado está muito concorrido. Mas conseguimos trazer alguns atletas que confiaram no projeto – pondera.

O comandante aposta no início da preparação antes da maioria das equipes para surpreender, já que foi pelo bom início de campeonato que o Juventus escapou do rebaixamento neste ano.

Continua depois da publicidade

– Sofremos muito com o atraso de salários, mesmo assim consegui segurar o elenco. Mas a partir do momento em que as propostas apareceram, perdemos muitos titulares e o time caiu muito de produção – lembra.