Novo alento

A asma é uma doença pulmonar incurável que inflama e estreita as vias respiratórias, causando períodos recorrentes de chiado e aperto no peito, tosse e falta de ar. É uma condição crônica que afeta pessoas de todas as idades, mas na maioria das vezes começa na infância.

Continua depois da publicidade

Pacientes asmáticos podem em breve ter uma maneira mais eficaz de controlar essa doença, graças a uma nova descoberta de pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura (NUS). Esta descoberta foi publicado na revista Metabolomics em Julho de 2014.

>> Confira todas as notícias do Pílulas de Saber

Continua depois da publicidade

Prevenção contra os radicais

Eles descobriram que artesunato, uma medicamento antimalárico derivado da substância artemisina extraída de plantas, pode também ser usado para controlar a asma, com melhores resultados do que drogas utilizadas atualmente. O artesunato é capaz de suprimir a inflamação das vias aéreas e de produzir efeitos anti-inflamatórios semelhantes aos da dexametasona, um dos corticoides mais potentes atualmente disponíveis.

Eles descobriram que o artesunato previne melhor os danos causados pelos radicais livres aos pulmões, do que a dexametasona. Sugerindo que o artesunato pode ser usado para controlar melhor a asma, com melhores resultados e menores efeitos adversos do que as drogas atualmente disponíveis.

Próximos movimentos

Como o uso a longo prazo de esteroides pode induzir muitos efeitos colaterais, como hipertensão, diabetes, infecções oportunistas, entre outras coisas, este estudo é importante pois o artesunato é um medicamento já em uso clínico e do qual se conhece bem sua segurança. Isso deve acelerar sua disponibilização também para testes clínicos contra a asma.

Continua depois da publicidade