Cacau contra o Mal
O extrato de cacau é industrializado nos processos padrão ditos Natural ou Holandês. No primeiro, as castanhas torradas de cacau são apenas trituradas até virar um pó bem fino. Para realçar o sabor, o processo holandês neutraliza a acidez, com sais alcalinos.
Continua depois da publicidade
>> Confira todas as notícias do Pílulas de Saber
O extrato de cacau é rico em polifenóis antioxidantes. Porém, esse conteúdo é reduzido pelos processos padrão. Um novo extrato chamado Lavado, com torra menos intensa e que concentra maior quantidade de polifenóis, foi comparado com os tipos padrão, em camundongos geneticamente modificados para desenvolverem degeneração semelhante ao Mal de Alzheimer.
Continua depois da publicidade
Silêncio no cérebro
Em cérebros saudáveis, os impulsos elétricos percorrem os neurônios até chegar em uma sinapse. Neste local, que separa um neurônio de outro, substâncias químicas chamadas neurotransmissores saltam de um neurônio para outro, transmitindo a informação.
A doença leva à formação de placas da proteína beta-amiloide ao redor das sinapses que prejudicam a transmissão de sinal entre os neurônios e, assim, a comunicação dentro do cérebro. O extrato do tipo Lavado, que contém a maior concentração de polifenóis, foi o mais efetivo em reduzir a formação de placas e reverter os danos às sinapses, nesses camundongos.
Remédio gostoso
Essas descobertas incentivam mais estudos para identificar os componentes específicos do extrato Lavado que são ativos no cérebro e, assim, identificar novos possíveis medicamentos. Além disso, incluir o extrato de cacau Lavado como suplemento alimentar pode ser uma forma segura, barata e fácil de prevenir o Mal de Alzheimer.
Continua depois da publicidade