Pelo terceiro ano consecutivo o kartódromo do Beto Carrero World, em Penha, reúne pilotos renomados e jovens promessas do automobilismo nacional nas 500 Milhas de Kart. A diferença é que a prova disputada em forma de confraternização esse ano não será o evento que encerra a temporada de automobilismo como habitualmente, pois haverá ainda a Corrida do Milhão e a decisão da Stock Car no dia 15 de dezembro, em Interlagos (São Paulo).

Continua depois da publicidade

A corrida, com largada prevista para as 11h deste sábado, terá a participação de 53 karts com nomes consagrados no esporte como Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Tony Kanaan, Felipe Nasr, Felipe Giaffone e Bia Figueiredo.

No entanto, antes das primeiras baterias classificatórias para a tradicional prova foram os pilotos da categoria cadete que roubaram a cena. Muitos sonham em um futuro breve de retornar à pista para disputar a corrida principal ao lado dos ídolos.

Entre eles estava Pedro Aizza, oito anos, que apesar de ser o atual campeão paranaense, gaúcho e brasileiro da categoria mirim, correu entre pilotos de 11 anos. O paranaense é uma revelação do kart nacional, com apenas um ano de carreira ele já é vice-campeão da Copa do Brasil.

Continua depois da publicidade

– Acho importante esse contato com pilotos experientes e consagrados para a gente que está começando isso é fundamental. Quero continuar mais uns anos no kart e depois partir para outras categorias até chegar na Fórmula Indy – contou o promissor piloto.

Antes da corrida, o pai e principal incentivador, Edson Aizza, estava ansioso, pois ele não tinha boas lembranças da última prova do filho no mesmo kartódromo.

– Ano passado ele disputou o primeiro Campeonato Brasileiro nesta mesma pista e na primeira volta se envolveu em um forte acidente quando um dos pilotos chegou a desmaiar. Mas esse ano o Pedro já deu a volta por cima vencendo vários campeonatos e se sagrou campeão nacional – ressaltou, orgulhoso.

Continua depois da publicidade

Entre os dias 10 e 14 de dezembro, o atual campeão brasileiro-mirim retorna ao kartódromo do Beto Carrero World para disputar a Copa das Federações de Kart 2013. Organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, a competição reúne todos os campeões e vices estaduais. Pedro vai defender as cores do Rio Grande do Sul.

Grid de largada

1 – Techspeed/MG Pneus

2 – Techspeed Castro Racing

3 – Nelsinho/Marquinhos

4 – Quirino/Neri Racing

5 – Hanier Racing

6 – Autotrac

7 – Art Grand Prix Brasil

8 – Hanier Racing

9 – Quirino/Neri Racing

10 – TR3/BSS/Agrofood

11 – Petronas

12 – Hanier Racing

13 – Car Racing

14 – Art Grand Prix

15 – CRG/Maxter

16 – Marquinhos/Nelsinho

17 – CRG/Maxter

18 – MZ Racing

19 – CRG/Maxter

20 – Techspeed/MG Pneus