O piloto do voo 4U9525 da Germanwings, que caiu nos Alpes franceses na terça-feira, deixou a cabine da aeronave momentos antes de o avião perder altitude e não conseguiu retornar. A informação foi dada por um dos investigadores do caso ao jornal The New York Times, com base nas gravações de áudio da cabine, e confirmada nesta quinta-feira pelo promotor de Marselha, Brice Robin. Para o Ministério Público francês, o copiloto Andreas Lubitz “parece ter derrubado o avião propositadamente”.

Continua depois da publicidade

Segundo o investigador ao The New York Times, a conversa entre os pilotos era “muito tranquila” na primeira parte do voo de Barcelona a Düsseldorf. O áudio, então, indica que o piloto deixou a cabine e não voltou.

Airbus A320 da Germanwings levava passageiros de 18 nacionalidades

– O cara do lado de fora bate à porta delicadamente e não há resposta – disse.

– Ele então bate com mais força e não há mais resposta. Pode-se ouvir ele tentando derrubar a porta – completou o investigador, que pediu anonimato.

Continua depois da publicidade

Apesar de dar pista sobre as razões que levaram à queda do avião com 150 pessoas a bordo, as gravações também levantam mais dúvidas. Não se sabe por que o piloto saiu e por que o outro não abre a porta.

Autoridades retomam busca de corpos e destroços de avião

O avião desceu 38 mil pés em cerca de 10 minutos. Durante a perda de altitude, não houve qualquer comunicação entre os pilotos e os controladores de tráfego aéreo ou outro sinal de emergência. O áudio estava em uma das caixas-pretas recuperadas.

Segundo a Germanwings, cidadãos de pelo menos 18 países estavam a bordo – maioria alemães e espanhóis. Familiares e funcionários da empresa, além de governos, fizeram homenagens às vítimas.

Brasileiro desiste de embarcar em voo que caiu na França

Confira as imagens do local onde caiu o avião:

Veja fotos do acidente aéreo no sul da França: