Um homem de 48 anos, natural de Rio do Sul, morreu enquanto pilotava um avião de pequeno porte em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia. A vítima, identificada como Guilherme Purnhagen, estava sozinha no momento em que a aeronave caiu. Gugui, como era carinhosamente conhecido, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Conforme informações do g1, ainda não se sabe o que provocou o acidente.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Apesar de ter nascido na cidade do Alto Vale, Guilherme era radicado na Bahia. Na noite de sexta-feira (12), por volta das 19h40min, o Corpo de Bombeiros Militares de Luís Eduardo Magalhães, que também fica no Oeste do estado baiano, foi acionado para atender a ocorrência. Durante o deslocamento, porém, os socorristas encontraram a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que já retornava do local com a vítima.
Guilherme foi encaminhado a uma unidade de saúde, mas não resistiu. O Departamento de Polícia Técnica levou o corpo à unidade de Barreiras e já fez a liberação para a família. O enterro será na cidade natal, em Rio do Sul.

Ainda não se sabe o que provocou o acidente. As causas deverão ser apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A ocorrência também foi registrada na delegacia de polícia de Formosa do Rio Preto.
Continua depois da publicidade
Piloto experiente
Um amigo de Guilherme, que não teve nome divulgado, disse aos bombeiros que o piloto fazia um voo esportivo de aeronave do tipo planador, de acordo com o grupamento, e era experiente.
Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), planador é uma aeronave sem motor, mais densa que o ar e com uma configuração aerodinâmica semelhante à de um avião, que se mantém voando graças às correntes ascendentes na atmosfera. A prática de aviação desportiva com planadores é conhecida como voo à vela.
Em uma publicação nas redes sociais, a Federação Brasileira de Voo em Planadores (FBVP) comunicou que Gugui era filho de Germano Purnhagen, um dos fundadores do Aeroclube de Planadores de Rio do Sul. A entidade ainda destacou que ele era um dos mais habilidosos pilotos de planador da atualidade, tendo sido vice-campeão em 2013 no 55º Campeonato Brasileiro de Voo à Vela, em Luis Eduardo Magalhães (BA), além de ter participado de competições mundiais.

No Nordeste, Gugui implementou o Bahia Gliding, empreendimento em que recebia pilotos do Brasil e do mundo para voos de distância, oferecendo a eles a possibilidade de “realizar voos extraordinários”, de acordo com a FBVP.
Continua depois da publicidade
Na publicação, a presidente da federação, Valéria Caselato, ainda ressalta que Guilherme tinha uma alegria contagiante e era querido por todos, deixando saudades para quem fica. “A comunidade do Voo em Planadores consternada se sensibiliza neste momento de tristeza. Nossos sentimentos à família e amigos. Siga em paz no seu planeio final”, escreveu.
“A aviação perdeu uma grande figura. Guilherme Purnhagen, um catarinense maluco, de uma risada contagiante, o cara que inspirou muitos pilotos. Ele sobreviveu a algumas quedas de avião, venceu o câncer e espalhou alegria. Gugui se foi fazendo o que amava”, também disse Izabel Mohr pelas redes sociais.
Leia também
Ciclone, sol e geada: como fica o tempo esta semana em Santa Catarina
Blumenau perde a alegria contagiante de Lilian Ribeiro, a Lilinha: “Fazia tudo com amor”