A Força Aérea Brasileira (FAB) informou no começo da tarde desta quinta-feira (4) ter localizado a aeronave que estava desaparecida em Santa Catarina. O avião de pequeno porte decolou na tarde de quarta-feira (3) do Aeroclube de Santa Catarina, em São José, com destino ao aeródromo de Videira, no Meio-Oeste do Estado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O piloto Mauro Ribeiro foi encontrado com vida numa área de mata no município de Ponte Alta, na região de Curitibanos. O próprio piloto, encontrado a alguns metros do local do pouso, foi quem fez contato com o Salvaero. O resgate está sendo feito e não há informações oficiais sobre o estado de saúde.

Ribeiro fez um pouso forçado, mas ainda não se sabe o motivo. Proprietário da aeronave, o empresário tem negócios em Videira e é considerado um piloto experiente no meio da aviação. Um familiar de Ribeiro foi quem informou sobre o desaparecimento, já que ele não havia feito contato.

O que se sabe sobre caso do piloto de avião que sobreviveu a acidente em SC

Buscas e investigação

Desde a madrugada, a aeronave da SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) realizava buscas ao longo da rota. Parte das buscas foi realizada pelo litoral. Como nada foi avistado, a equipe decidiu seguir para o destino.

Continua depois da publicidade

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) iniciou as buscas na região, coordenadas pelo SALVAERO Curitiba. A localização ocorreu pelo uso de rastreador.

Investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Canoas (RS), foram acionados, nesta quinta-feira (4), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-VRB, no município Ponte Alta do Norte (SC).

Vídeo mostra momento do resgate de piloto que sobreviveu a queda de avião em SC

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), é mediante a emissão e a publicação do Relatório Final que o CENIPA, autoridade de investigação do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), se pronuncia sobre os resultados de suas investigações.

Em nota, a Cenipa informa ainda que a conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Aeronave desaparece após decolar de aeroclube em Santa Catarina

Trator cai sobre idoso em loja de material de construção no Sul de SC

Ponte entre Tubarão e Laguna é liberada para tráfego de veículos