Os trabalhos de remoção das estruturas de concreto que caíram na manhã desta sexta-feira (6) no Terminal Cidade de Florianópolis, após acidente com caminhão da Comcap, começaram às 13h30. Pelo menos quatro vigas e quatro pilares precisam ser retirados.

Continua depois da publicidade

Quatro caminhões munk, um guindaste, dois caminhões dos bombeiros e um trator são usados na operação. Cada viga pesa em torno de seis toneladas.

O guincho "vermelhinho" que fica de prontidão na cabeceira das pontes foi deslocado para ajudar na retirada do caminhão e do ônibus atingido, que transportava estudantes de Nova Petrópolis (RS) em visita a Santa Catarina. Eles não estavam no veículo na hora da queda e, à tarde, voltaram para o Rio Grande do Sul em outro veículo.

Guincho das pontes é usado na retirada de estruturas do terminal (Foto: Mateus Boaventura)

A expectativa da Defesa Civil é finalizar os trabalhos até o início da noite. Duas plataformas estão interditadas durante a tarde desta sexta-feira. As demais têm operação normal.

Continua depois da publicidade

— Tudo ocorreu conforme o plano da engenharia. Foi retirada a parte mais crítica. Agora vamos tirar as outras duas vigas e até o final da tarde tudo deve estar liberado — afirma o diretor da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado.

Trabalhadores tentam remover viga danificada no Terminal Cidade de Florianópolis
Trabalhadores tentam remover viga danificada no Terminal Cidade de Florianópolis (Foto: Mateus Boaventura/CBN Diário)