Os brasileiros não tiveram uma boa estréia na sexta etapa do Circuito Mundial de Surfe, o World Championship Tour (WCT). Dos nove insicritos, apenas um, o pernambucano Bernardo Pigmeu, conseguiu vencer sua bateria na primeira fase do Billabong Pro, em Jeffreys Bay, na costa do Pacífico da África do Sul, nesta terça.

Continua depois da publicidade

Pigmeu derrotou os australianos Trent Munro quinto do ranking WCT este ano, e Mark Occhilupo, campeão mundial em 99. Com o resultado, Pigmeu avança, pela primeira vez, à terceira fase de um evento do WCT este ano. Nas outras duas vezes anteriores, em Fiji e nas Ilhas Reunião, ele havia perdido todas as suas baterias.

Os outros oito brasileiros na disputa não tiveram a mesma sorte. O paulista Renan Rocha, o carioca Raoni Monteiro, o niteroiense Guilherme Herdy, o cabo-friense Victor Ribas, o pernambucano Paulo Moura, o potiguar Marcelo Nunes, o paranaense Peterson Rosa e o catarinense Neco Padaratz (que não compareceu por ainda se recuperar de uma contusão na mão) terão de disputar a repescagem, prevista para esta quarta-feira, se as condições do mar, com ondas de cerca de 2m de altura, se mantiverem.

Os grandes favoritos ao título venceram e já estão na terceira fase: o americano Kelly Slater, atual líder do Ranking WCT; o havaiano Andy Irons, atual tricampeão mundial e detentor do título da etapa; e o australiano Joel Parkinson, atual vice-campeão mundial.

As informações são da Agência Placar.

Continua depois da publicidade