O estilista francês Pierre Cardin morreu aos 98 anos nesta terça-feira (29), no hospital americano de Neuilly, em Paris, conforme informou sua família à Agência France Presse (AFP). A causa da morte não foi divulgada.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Filho de imigrantes italianos que se transformou em um empresário mundialmente conhecido, Cardin nasceu em 2 de julho de 1922 em Veneza, na Itália, com o nome de Pietro. Seus pais, agricultores, migraram para a França para fugir do fascismo, quando ele tinha dois anos. O estilista acabou se naturalizando francês.

> Lei oficializa Gaspar como capital catarinense da moda infantil

“É um dia de grande tristeza para toda nossa família, Pierre Cardin não está mais aqui. O grande estilista que foi atravessou o século, deixando à França e ao mundo um legado artístico único na moda, mas não apenas”, afirmou a família em um comunicado.

Continua depois da publicidade

> Amarelo e cinza serão as cores de 2021, segundo a Pantone

Estilista revolucionário 

Pierre Cardin começou a trabalhar como aprendiz de alfaiate e, aos 14 anos, já sabia confeccionar os próprios desenhos. Formado na Maison Christian Dior, ele a abandonou em 1950 para fundar a própria empresa e, em 1953, apresentou sua primeira coleção. O estilista era fascinado pelo futurismo e começou a criar peças unissex. 

Vanguardista, Cardin foi um dos responsáveis pela retomada da alta costura na França pós-guerra. Foi o primeiro estilista a entrar para a Academia de Belas Artes, fazendo que a moda fosse reconhecida como uma arte.

*Com informações de AFP e G1