Mais de 350 surfistas de 17 países se inscreveram para participar das etapas de nível máximo seis estrelas do World Qualifying Series (WQS) – a divisão de acesso do circuito mundial de surfe – masculino e feminino, que o US Open of Surfing promove até domingo no famoso píer de Huntington Beach, na Orange County, Califórnia.

Continua depois da publicidade

O torneio começou na segunda, dia 28, e 25 brasileiros estavam na lista dos 288 competidores que foram divididos em oito fases. O único a entrar na primeira rodada foi o paulista Adriano de Souza, que venceu as seis baterias que disputou para chegar na batalha final das triagens.

O californiano Rob Machado, bicampeão do US Open, participou da bateria inaugural da competição e também vinha ganhando todas, mas sua invencibilidade foi quebrada pelo paranaense Jihad Kohdr na sexta fase.

Outros quatro brasileiros também avançaram na quarta para se juntar aos 10 que vão estrear na rodada final das triagens, quando vão ser definidos os 32 desafiantes dos cabeças-de-chave, lista que tem seis representantes do Brasil na elite mundial.

Um deles é o catarinense Neco Padaratz, que lidera o WQS 2003, com 6627 pontos, e já foi campeão em Huntington Beach numa inédita final verde-amarela no World Championship Tour (WCT) – a elite mundial – contra o paraibano Fábio Gouveia, em 1999.

Continua depois da publicidade

Fabinho não foi para a Califórnia neste ano, mas Neco está escalado junto com o australiano Nathan Webster na sexta bateria da oitava fase e faz sua primeira apresentação no US Open of Surfing nesta sexta.

Além dele, também fazem parte do seleto grupo dos cabeças-de-chave que começa já disputando vagas para as oitavas-de-final da competição, o paranaense Peterson Rosa, o pernambucano Paulo Moura, o cabo-friense Victor Ribas, o baiano Armando Daltro e o potiguar Danilo Costa.