O veterano surfista Picuruta Salazar bateu o recorde de tempo numa mesma onda mantendo-se 35 minutos sobre a prancha durante pororoca na foz do Rio Araguari, no Amapá. O recorde anterior era do cearense Adilton Mariano, com 26 minutos.
Continua depois da publicidade
Picuruta, de 42 anos, percorreu 12,2 quilômetros com a onda (formada pelo fenômeno amazônico do encontro das correntes do mar e do rio durante as luas nova e cheia). Todo o percurso foi registrado por helicóptero e barcos de uma equipe de filmagem da Alemanha contratada pela Red Bull, organizadora da Expedição Pororoca – Surfando o Amazonas.
Além do veterano surfista de Santos, participaram da expedição os big riders (especialistas em ondas gigantes) brasileiros Carlos Burle e Eraldo Gueiros e o australiano Ross Clark Jones, além de Rodrigo Tavares, o Sininho, também santista.
Foram sete dias praticando o tow-in (quando o surfista é impulsionado por jet ski) em ondas de até três metros e com longa duração.
– Foi um dia melhor do que o outro. Fui mais para ser piloto do jet do Burle, mas acabei surfando mais que todo mundo – disse Picuruta, que está se preparando para o Mundial Masters de Surf, na Nova Zelândia, e o Circuito Mundial de Longboard, cuja abertura será na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP).
Continua depois da publicidade
– A onda foi abrindo e não parava. Surfei até ela acabar, ia para a direita e para a esquerda. Eu estava curtindo, me divertindo. Era puro prazer e só prestava atenção na onda e no que vinha pela frente, porque neste rio tem piranha, jacaré, e o pior, as arraias, além de muitos troncos, por causa da força da onda – contou Picuruta.