Santos está em festa. Em pleno aniversário da cidade, Picuruta Salazar faturou em casa a primeira etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Longboard. A disputa no Quebra-Mar fez parte do 2º Santos Surf Festival e reuniu os melhores surfistas da categoria e um grande público acompanhando cada manobra. Na decisão, o experiente surfista de 45 anos superou o carioca Eduardo Bagé, de 28, e abriu caminho para a conquista do seu 10º título nacional.

Continua depois da publicidade

– Foi tudo show. Vencer em casa, no aniversário da cidade, com a minha família acompanhando. Agora é partir para o 10º título. Cada vitória dessas me dá mais ânimo – festejou Picuruta.

Picuruta somou 15,17 pontos na decisão, sendo 8,17 deles em uma onda muito bem aproveitada, onde apresentou quase todo o repertório de manobras do long. Foi o suficiente para superar os 13,90 pontos de Bagé.

– Comecei bem. Entrei bem tranqüilo na final, mais do que nas outras baterias, e procurei estudar bem as ondas. Estava em casa e tinha a torcida e as ondas a meu favor. O Bagé é um surfista de nível internacional e sabia que não seria fácil – disse Picuruta, que ampliou seu recorde de conquistas com a 145ª vitória.

O vice-campeão, que atualmente divide a sua residência entre o Rio de Janeiro e Biarritz, na França, elogiou o rival.

Continua depois da publicidade

– Competir com o Picuruta sempre é uma disputa dura. Ele já é normalmente muito difícil, ainda mais surfando na casa dele – destacou Bagé.

As disputas oficiais da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) foram realizadas com ondas de até 1 metro, muito boas para o longboard. Em 3º lugar ficaram o carioca Matheus Ribeiro, mais uma grata revelação nos pranchões, e o vice-campeão nacional de 2005, Carlos Bahia, de São Sebastião.

Além da vitória, Picuruta também comemorou o excelente resultado do filho mais velho, Leco, que terminou na quinta colocação. O catarinense Caio Husadel, de Balneário Camboriú, garantiu a melhor nota de todo o evento, com 9,73 pontos, na categoria júnior. Nesta disputa, o vencedor foi Daniel Farias, de Guarujá. Já na feminina, a vitória foi da santista Rita Gardano.