As fantásticas fábricas de sorvete e picolé de Santa Catarina criaram para esta temporada receitas novas e secretas – sim, secretas, já que nenhuma delas quer divulgar as artimanhas. Sabores inusitados surgiram: sorvete salgado, picolé recheado, sorvete de gengibre. Tudo isso podemos provar nesta estação.

Continua depois da publicidade

Dona Rejane Zanotta, proprietária da Amoratto Sorvetes Artesanais, de Florianópolis, puxava a alavanca para escorrer um sorvete de chocolate com calda de doce de leite. Ao mesmo tempo, explicava que, a partir de agora, o sorvete napolitano é somente uma entre as escolhas possíveis.

– Temos sorvete para pessoas com restrições alimentares, com whey protein para quem quer malhar… Posso te mostrar a lista depois – disse.

E mostrou. Para este verão, são mais de 100 tipos. Incluindo os salgados, produzidos por encomenda para novas receitas criadas pelos chefs de Santa Catarina. O ritual para tomar um sorvete mudou. Agora, em vez de ser só uma sobremesa, começa a incrementar pratos para comer com garfo e faca.

Continua depois da publicidade

A tradição, porém, ainda tem lugar. Max Fornaciari, dono da Gelateria que leva o próprio nome em Florianópolis, fará o caminho contrário da diversificação: diminuirá a lista de sabores, mas melhorará aqueles que são mais pedidos. Na lista estão o de gengibre e o Pinguim, um sabor absurdo de gostoso: uma camada de Nutella e outra de sorvete de creme, uma de Nutella e outra de creme. E vai…

Os picolés também chegam com novidades. É impossível entender como ninguém até hoje teve a ideia de fazer um picolé recheado com leite condensado e o dobro do tamanho. É claro que, quando alguém pensou, o mercado respondeu à altura.

– Não é só o recheio. Usamos mais fruta e menos água. É quase um sorvete no palito – explica o dono da franquia Los Paleteros em Florianópolis, Rossano Zanchi.

Continua depois da publicidade

Sorvete para todos os gostos

O fitness

A Amoratto Sorvetes Artesanais lançou a linha fit com 0% de açúcar e gorduras, mas à base de whay protein (21 gramas) e com fibras (15 gramas). O pote tem 180 gramas, quantidade ideal para sair da academia e recuperar as energias. Apesar de os sabores serem tradicionais – chocolate, banana, morango e baunilha -, o gosto é mais suave e de tom refrescante. A marca pretende instalar pontos de venda nas academias e praias nesta temporada.

O antilactose

Este é o sorvete para aqueles que sofrem ao ingerir lactose. À base de proteína de soja e sem gordura, a linha Soya Ice da Amoratto é vendida em potes de um e seis litros. Os sabores disponíveis são morango, chocolate, creme e coco. O valor calórico é um pouco alto, com 76 quilocalorias por bola de sorvete. Mas a intensão da marca é possibilitar o prazer da sobremesa àqueles que têm restrições alimentares.

O requintado

Ingredientes caros, como a macadâmia e a Nutella, são adicionados a caldas feitas artesanalmente. A Gelateria Max aposta nessa escolha depois de descobrir uma fórmula diferenciada que destaca os sabores. O Pinguim, sorvete de Nutella com creme, é um dos preferidos pelo público e aprovado pela Revista de Verão como um dos melhores da lista.

Continua depois da publicidade

Foto: Charles Guerra / Agência RBS

O salgado

Este tipo é vendido por encomenda. Os sabores são inacreditáveis: gorgonzola, oliva, manjericão, parmesão e creme com aceto balsâmico. O chef que estiver interessado em preparar pratos com sorvete salgado pode encomendar o sabor na Amoratto. A ideia é mudar o estilo de saborear o sorvete: ele não é sobremesa, neste caso passa a ser um ingrediente para uma receita. Comer com salada é uma das dicas da proprietária Rejane Zanotta.

Do momento

A franquia Los Paleteros é de Curitiba e resolveu seguir uma meta: todos os picolés precisam ter o gosto verdadeiro do que vendem. Para completar, eles têm quase o dobro do tamanho dos tradicionais e ainda são recheados. O mais vendido é o de morango com leite condensado.

O tradicional

Não podíamos deixar de lado o querido por todos: o napolitano. Sem frescura ou dificuldade para encontrá-lo, o sorvete mistura chocolate, creme e morango e é um dos mais procurados. Um pote de dois litros pode garantir uma sobremesa refrescante e barata depois do churrasco de verão. O napolitano é uma boa compra em qualquer marca. Os sorvetes de flocos e creme também estão entre as opções tradicionais, ótimos para comer com um petit gateau.

Continua depois da publicidade

Amoratto Sorvetes Artesanais

1. SC-401, Km 05 nº 4.320, Saco Grande, Florianópolis

Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 19h30min

Tel.: (48) 3238-1333

2. Beiramar Shopping, praça

de alimentação (Piso Jurerê), Rua Bocaiúva, nº 2.468, Centro, Florianópolis

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h

Tel.: (48) 3222-9517

3. Av. das Nações, nº 625, Praia de Canasvieiras, Florianópolis

Horário de funcionamento: todos os dias, das 14h às 2h

Telefone não disponível

Foto: Charles Guerra / Agência RBS

4. Alameda Cesar Nascimento, nº 251 loja 1, Praia de Jurerê, Florianópolis

Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h

Tel.: (48) 3282-1932

Gelateria Max

1. Avenida Afonso Delambert Neto, N° 619, Lagoa da Conceição, Florianópolis

Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, das 12h30min às 20h; sextas-feiras e sábados até 22h

Tel.: (48) 3207-9110

2. Travessa Carreirão, N° 104, Centro, Florianópolis

Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 22h

Tel.: (48) 4009-2431

3. Rua Lauro Linhares, N° 2.123, Shopping Trindade, Trindade, Florianópolis

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 11h30min às 18h

Tel.: (48) 4009-2130

Los Paleteros

1. Avenida Brasil, N° 1815, entre as ruas 1.200 e 1.300, Centro, Balneário Camboriú

Horário: segunda a sexta das 12h30min às 21h; sábado das 12h à 0h; domingo das 11h às 22h

Tel.: (47) 3363-4394

2. Rua Gerôncio Thives, N° 1.079, Shopping Itaguaçu, Barreiros, São José

Horário: segunda a sábado das 10h às 22h; domingo das 12h às 21h

Tel.: (48) 3246-9198

3. Av. Madre Benvenuta, 687, Shopping Iguatemi, Santa Mônica, Florianópolis

Horário: segunda a sábado das 10h às 22h; domingos das 11h às 23h; feriados das 11h às 22h

Tel.: (48) 3239-8700