O viaduto em obra sob a BR-470, no bairro Fortaleza, em Blumenau, apareceu com pichações antes mesmo de ser liberado à população. O acesso foi bloqueado há quase dois meses para a construção por conta da duplicação da rodovia. A previsão é que o tráfego volte a ser permitido no local, na Rua Francisco Vahldieck, até o fim deste mês.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Em meio ao trabalho de homens e máquinas, vândalos encontraram uma brecha para deixar marcas no patrimônio público. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que “intercorrências” durante as obras são de responsabilidade da empresa que executa os trabalhos.
Como contratos para limpeza são diferentes dos relacionados aos serviços de duplicação, não há uma previsão para o reparo. Agora, o foco é a obra em si.

A liberação do viaduto
Esperada por quem vive e passa diariamente pela região, a liberação do viaduto da Francisco Vahldieck deve acontecer até o dia 31, reforça o DNIT. Houve avanços nos trabalhos, disse ainda o órgão, já que a armadura de concreto foi finalizada. “No entanto, a liberação ao tráfego depende de serviços complementares no entorno, como a realocação de postes de energia, que terão a linha transferida (pela Celesc)”.
Continua depois da publicidade
Próximos passos
Para este ano, o DNIT confirma a conclusão dos lotes 1 e 2, entre Navegantes e Gaspar, com exceção de três viadutos.
Segundo o Departamento, o lote 1, de Navegantes a Ilhota, está 83% pronto; o lote 2, entre Ilhota e Gaspar, 90%; o lote 3, entre Gaspar e Blumenau, 49%; e o lote 4, de Blumenau a Indaial, 48%. Ao longo dos 73 quilômetros de duplicação são 27 pontos com construção de viadutos e mais de 20 pontes sobre rios e ribeirões, somando quase 50 obras de “Arte Especiais”, como são chamadas pela instituição.
Leia também
Duplicação da BR-470 tem o semestre mais “recheado” de dinheiro desde o início das obras