Após reunião, na tarde desta quarta-feira, com membros da Defesa Civil de Santa Catarina, Bombeiros Militares, secretários municipais de Planejamento e Meio Ambiente, e de Assistência Social, o prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, decretou “Situação de Emergência” devido aos estragos causados pelas chuvas fortes que caíram sobre a cidade desde o início da madrugada.

Continua depois da publicidade

Vários bairros e localidades do município ficaram alagados, sendo os casos mais críticos: o bairro Itacolomi e Santo Antônio. Mais de 100 famílias foram atingidas. De acordo com a Secretaria de Obras, no bairro Itacolomi, cerca de 45 ruas ficaram alagadas, devido ao transbordamento da Ribeirão Ferido, que passa pelas maioria das ruas da localidade.

No bairro Santo Antônio cerca de 10 ruas também ficaram alagadas. Os bairros Nossa Senhora da Paz, popular Furado, e Conceição também sofreram com a inundação. As estradas do interior do município, que levam as localidades de Rio Novo, São Brás, Morro Alto, Morretes, Lagoa e Medeirinhos ficaram intransitáveis.

A Rede Municipal de Ensino suspendeu as aulas, e funcionários de prefeitura auxiliaram a população na remoção eletrodomésticos e na desobstrução de bocas de lobo e valas entupidas durante toda a manhã e tarde desta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

O secretário municipal de Planejamento, Francisco Carlos Teles, sobrevoou a cidade com o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, para verificar a situação do município. “Constatamos que o transbordamento do Rio Piçarras provocou alagamentos em vários bairros da cidade. Se verificou a necessidade de construção de galerias pluviais no bairro Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio (próximo do Bar do Mário) e o alargamento e aprofundamento do Ribeirão Ferido, no bairro Itacolomi.

Piçarras também vai receber donativos da Defesa Civil

Balneário Piçarras irá receber auxílio da Defesa Civil. A entrega de 150 colchões com roupas de cama; 300 colchões de solteiro, 150 sacolões; 150 kits de higiene pessoal; 150 kits de material de limpeza e mil e 800 litros de leite, que serão distribuídos para a população atingida, será realizada nesta quinta-feira