Ela repediu o feito: a Fiat Strada é, mais uma vez, campeã de vendas no Brasil. A picape pequena foi o veículo mais vendido em todo 2024, com cerca de 144.655 unidades. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Continua depois da publicidade

Uma das razões do sucesso da Strada é a versatilidade. Com preços a partir de R$ 106 mil, possui sete versões (cabine estendida ou dupla), com motores 1.3 aspirado ou 1.0 turbo, opção de câmbio manual ou CVT, conforme o motor, espaço para levar uma família e mais uma caçamba.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O Volkswagen Polo, por sua vez, foi o “automóvel” mais vendido, porque a Strada é considerada um “comercial leve”.

O hatch da Volks teve 140.155 unidades emplacadas, seguido por Chevrolet Onix (97.486), Hyundai HB20 (97.062) e Fiat Argo (91.129), todos hatches compactos.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que tanto Strada quanto Polo tiveram performance anabolizada pelas vendas diretas, direcionadas a frotas, locadoras, entre outros. Para se ter ideia, mais da metade das picapes vendidas foram para CNPJ (54%), enquanto do Polo foram 46% das vendas.

Veja os campeões de vendas

SUVs, picapes e elétricos

Avaliando por segmento, o SUV mais vendido foi o VW T-Cross, com 83.975 unidades, à frente de Chevrolet Tracker (69.399), Hyundai Creta (69.103), Nissan Kicks (60.435) e VW Nivus (55.924). Todos esses são SUVs compactos.

Dos SUVs médios, o Jeep Compass liderou com 50.040 unidades, seguido pelo Toyota Corolla Cross, com 47.780.

Continua depois da publicidade

Entre as picapes médias, Toyota Hilux mais uma vez foi a campeã (50 mil unidades), deixando na poeira a Ford Ranger (31.852), Chevrolet S10 (27.388), Mitsubishi L200 (10.980) e Nissan Frontier (9.257).

Dos elétricos, BYD dominou o segmento e fez dobradinha com o Dolphin Mini (21.917 unidades) e o Dolphin (15.193). O GWM Ora 03 vem na sequência com 6.326 emplacamentos, BYD Seal (3.519) e BYD Yuan (2.867).

Modelos de entrada, sedãs e picapes intermediárias

Sempre duelando por centavos nos preços, a briga dos dois modelos de entrada também foi acirrada, mas com boa vantagem ao Fiat Mobi, que vendeu 67.366 unidades versus 57.237 do Renault Kwid. A diferença pode ser explicada, em parte, pelo número de concessionárias. Enquanto a Fiat tem 530 autorizadas, a Renault tem em torno de 300 lojas.

Dos sedãs médios, claro, Toyota Corolla liderou por uma vida – 37.656 unidades –, seguido por Nissan Sentra (6.013), BYD Seal (3.519) e BYD King (4.820), todos bem à frente de sedãs tradicionais, como VW Jetta (2.814) e Honda Civic (1.677).

Continua depois da publicidade

Já entre as picapes intermediárias, a Fiat Toro foi absoluta, com 53.842 unidades, disparada da Chevrolet Montana (27.722), Ram Rampage (23.615), Renault Oroch (12.881) e Ford Maverick (3.536).

Top 20 dos modelos mais vendidos em 2024

  • 1º Fiat Strada
  • 2º Volkswagen
  • 3º Chevrolet Onix
  • 4º Hyundai HB20
  • 5º Fiat Argo
  • 6º Volkswagen T-Cross
  • 7º Chevrolet Tracker
  • 8º Hyundai Creta
  • 9º Fiat Mobi
  • 10º Nissan Kicks
  • 11º Chevrolet Onix Plus
  • 12º Renault Kwid
  • 13º Volkswagen Saveiro
  • 14º Volkswagen Nivus
  • 15º Jeep Renegade
  • 16º Fiat Toro Picape
  • 17º Honda HR-V
  • 18º Jeep Compass
  • 19º Toyota Hilux
  • 20º Fiat Fastback

Os dados, obtidos pela reportagem, ainda podem sofrer alterações.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial.

Leia também

Três passos para manter a lataria do seu carro bonita e valorizada durante o verão

Gigante do automóvel lança nova van elétrica no Brasil com parceria catarinense