A deficiência visual do paratleta Luciano da Rosa, 40 anos, o Pica Pau Maluco, não é obstáculo para que ele enxergue uma vaga no Parapan em Toronto, no Canadá, e na Paralimpíada do Brasil, em 2016. Ele nasceu com toxoplasmose, em Joinville, com apenas 5% e 10% de visão em cada vista. Há dois meses, ele integra a equipe da Fundação Municipal de Esportes de São José e do Avaí.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais notícias sobre esportes
Luciano nasceu para ser um desportista. Por mais de uma década ele foi paratleta do atletismo, nas provas de 400 e 800 metros rasos.
Continua depois da publicidade
– Desde pequeno fui forjado para ser um atleta. Lembro da Copa do Mundo de 1982, quando a Itália empatou a partida contra o Brasil e decidi que viveria no mundo do esporte – explica.
Em 2008, durante uma prova de 400 metros classificatória para a Paraolimpíada de Pequim, ele não conseguiu a vaga por nove milésimos. Desde então ele persegue o sonho olímpico.
Na tentativa de superar a sua marca particular, Luciano teve uma lesão no músculo posterior da coxa. Foi quando ele deixou o atletismo e partiu para o ciclismo.
Continua depois da publicidade
– Encontrei-me com o paraciclismo. Comecei a participar de provas em 2013 e conquistei dois títulos Brasileiros na categoria Tandem (bicicleta dupla) e sou tricampeão do Parajasc. Agora, quero disputar provas internacionais e representar o meu país – contou.
Bicicleta furtada revelou talanto do guia
Para participar das provas de ciclismo, Luciano da Rosa também precisa de um guia. Por indicação de uma dirigente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), ele tem um novo parceiro há dois meses: Edson Luiz Rezende, 29, paulista que reside na Grande Florianópolis há 10 anos.
– Entrei no paraciclismo por acaso, para substituir um colega. Foi em uma prova do Parajasc, em 2013, e fiquei em segundo lugar, porque perdi para a dupla do Luciano – recordou.
Continua depois da publicidade
Edinho pratica o ciclismo desde os 16 anos de idade. Ele começou a correr porque teve uma bicicleta furtada. Acabou ganhando uma Caloi 10 usada de um familiar e passou a disputar as primeiras provas em Barretos.
A parceria entre Edinho e Luciano pode ser medida pelas conquistas. Quase sem treinar nos últimos dois meses, porque Edinho também trabalha como vendedor e tem uma escolinha de bicicletas na Beira-Mar josefense, eles conquistaram três provas. Na bicicleta Tandem, que tem o quadro importado da República Tcheca, eles alcançam a velocidade de 70 km/h.
– Nossa sintonia é perfeita e estamos confiantes para novos desafios – informou Luciano.
Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondi, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.
Continua depois da publicidade
Fonte: minhavida.com.br