O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal registrou contração de 1,3% no quarto trimestre de 2011, em relação ao trimestre anterior, segundo dados provisórios divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Se comparado a igual período de 2010, o retrocesso chegou a 2,7%. A Grécia, que também divulgou cifras nesta terça-feira, confirmou que a economia sofreu queda de 7% no quarto trimestre, de acordo com a Autoridade Grega de Estatísticas.
Continua depois da publicidade
Portugal também divulgou o resultado do PIB para o ano: recuo de 1,5% em 2011. Os dados são melhores que os previstos pelo governo e o Banco de Portugal, de contração de 1,6% do PIB tanto anual como trimestral.
Na Grécia, a economia vem sofrendo contrações trimestrais sucessivas desde finais de 2008, com exceção do primeiro trimestre de 2010. Nesta terça-feira, a Agência para Gerenciamento da Dívida Pública anunciou que arrecadou 1, 3 bilhões de euros em um leilão de letras do Tesouro, com taxa de 4,61%, menor do que a obtida no leilão anterior (6,64%), realizado no dia 17 de janeiro.