A taxa de crescimento do PIB dos Estados Unidos se desacelerou no primeiro trimestre, situando-se nos 2,2%, contra 3% no trimestre anterior, segundo dados oficiais publicados nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
A cifra é inferior à estimativa média dos analistas, que esperavam um aumento do Produto Interno Bruto de 2,5% nos três primeiros meses do ano.
A desaceleração do PIB obedece a um menor incremento das ações das empresas e a uma queda do investimento privado, exceto na construção, compensada em parte por uma alta mais rápida dos gastos com consumo dos lares e das exportações, diz o comunicado do departamento do Comércio.
A alta do consumo passou de 2,1% durante o outono para 2,9% no período de janeiro a março.
Os dados do PIB são um revés para o presidente americano, Barack Obama, em meio a uma campanha eleitoral que possui a economia como tema dominante.
Continua depois da publicidade
Segundo a Casa Branca, a economia registrou o “décimo primeiro trimestre consecutivo de crescimento”, mas admitiu que a expansão não é suficientemente vigorosa.
– Apesar da sustentada expansão da economia, é preciso um crescimento adicional para repor os empregos perdidos durante a profunda recessão que começou ao final de 2007 – disse Alan Krueger, chefe da equipe de assessores econômicos da Casa Branca.