Alavancado principalmente pela indústria e pelos serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul registrou crescimento de 3,6%, em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparado ao trimestre anterior, porém, houve queda de 1,6%. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).
Continua depois da publicidade
Na comparação com o mesmo período do ano passado, o resultado gaúcho foi superior ao nacional, já que o Brasil cresceu apenas 2,2%. Porém, em relação ao três meses anteriores, o desempenho do Estado foi inferior ao brasileiro, que recuou apenas 0,5%.
No caso do Rio Grande do Sul, o maior crescimento foi registrado na indústria, que avançou 4,9% no terceiro trimestre, seguida pelo avanço de 4% em serviços. A agropecuária, grande responsável pelo crescimento de 15% no segundo trimestre do ano, apresentou recuo significante de 8% em relação ao terceiro trimestre de 2012.
O crescimento acumulado dos últimos quatro trimestres no Estado foi de 4,9%. Já no acumulado do ano, de janeiro a setembro, a evolução do PIB gaúcho foi de 6,6%, se comparado ao mesmo período de 2012.
Entenda como são calculados os PIBs dos Estados e do Brasil:
Continua depois da publicidade