O Produto Interno Bruto (PIB) do México recuou 0,1% no segundo trimestre de 2018 em relação ao período de janeiro a março, quando avançou 1,1% – informou nesta terça-feira (31) o estatal Instituto Nacional de Geografia e Estatística (Inegi).
Continua depois da publicidade
“Por componentes, as atividades primárias (agropecuárias) caíram 2,1%, e as secundárias (industriais), 0,3%; enquanto as terciárias (serviços) aumentaram 0,3% durante o segundo trimestre de 2018 frente ao anterior”, afirma um comunicado do Inegi.
Já em comparação com o mesmo período de 2017, a economia mexicana, a segunda maior da América Latina, registrou crescimento real de 1,6%, com expansão de 2,4% nos serviços, 2% nas atividades agropecuárias e 0,2% nas industriais, afirma o relatório.
A economia do México enfrenta um cenário de incertezas há quase um ano acerca do futuro de sua relação comercial com os Estados Unidos, que, desde a chegada de Donald Trump à presidência, exige uma renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) – em vigor desde 1994 e também integrado pelo Canadá.
Continua depois da publicidade
O Banco do México prevê uma expansão de 2% a 3% do PIB para o ano que vem e de entre 2,2% e 2,3% para 2019.
* AFP