O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2014, na comparação com os últimos três meses do ano anterior. O índice foi divulgado na manhã desta sexta-feira pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos 15 meses, é o pior resultado desde os meses de julho, agosto e setembro de 2013 – quando o índice recuou 0,3%.

Continua depois da publicidade

O tímido crescimento foi influenciado pelo desempenho da agropecuária, que cresceu 3,6%. Os serviços avançaram 0,4%, enquanto a indústria apresentou um resultado negativo: queda de 0,8%.

Leia mais:

PIB do primeiro trimestre sinaliza ano ruim para economia, dizem especialistas

Menor taxa de investimento é má notícia, aponta economista

Continua depois da publicidade

Indústria de transformação afetou investimento, diz IBGE

Ministro atribui alta do PIB agrícola a apoio do governo

Dentre os subsetores da Indústria, a construção civil recuou 2,3% em relação ao trimestre anterior, enquanto a extração mineral e as atividades de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana tiveram crescimento. Nos serviços, o destaque positivo ficou com a intermediação financeira e seguros e as atividades imobiliárias e aluguel.

Se comparado ao mesmo período de 2013, o PIB brasileiro cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2014. Também foi divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE a revisão do PIB de 2013. Com a medida, a economia brasileira cresceu 2,5% no ano passado, ao invés dos 2,3% que haviam sido divulgados previamente. As revisões são comuns no IBGE, já que cálculos são refeitos sempre que dados mais completos são apresentados.

*Zero Hora, com agências