O piano e seus mestres da atualidade transformam Joinville no centro das mais belas e variadas sonoridades musicais a partir de hoje, quando começa o Pianístico 2019. O evento chega a sua 2ª edição com o objetivo de promover a cidade à capital nacional do piano. Talentos joinvilenses e músicos reconhecidos nacional e internacionalmente pela forma como tocam o instrumento realizam uma série de concertos e atividades didáticas gratuitas em diversos palcos e lugares da cidade até domingo, prometendo levar encanto e emoção ao público.
Continua depois da publicidade
Com abertura oficial às 20h de hoje, no Teatro Juarez Machado, com apresentação especial do duo de pianistas Gilson Peranzzetta e Leandro Braga, o evento vai preencher teatros, galerias de arte, escolas de música e dança, shopping centers, restaurantes e estabelecimentos comerciais com cerca de 20 concertos em quatro dias. E cada momento dos artistas com o público terá toques especiais, como nesta tarde, às 16h, na Sociedade Harmonia-Lyra, quando a pianista Olinda Allessandrini interpreta o ícone Chiquinha Gonzaga – a primeira musicista de choro e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, no início do século 20.
Em outras ocasiões, outros 12 músicos joinvilenses farão exibições também gratuitas em cafés, lojas, livrarias, bares e restaurantes da cidade, e haverá a participação de atores trajados como cinco célebres pianistas – Elton John, Chiquinha Gonzaga, Mozart, Chopin e Beethoven -, em performances preparadas pelo diretor teatral Lucas David.
Para David, interpretar grandes nomes da música erudita é trabalho muito enriquecedor, pois o teatro, antes de tudo, é uma fonte de formação e informação. Além disso, em suas palavras, é um exercício fraterno de doação, porque estão fazendo para partilhar.
— Ser artista é uma questão de humildade. A gente empresta o corpo para a arte. Nosso ego deve ser sublimado pelo prazer da atuação — diz.
Continua depois da publicidade
Livrarias, lojas, bares, restaurantes e cafés também vão oferecer ao público apresentações de piano de diversos estilos e técnicas, mostrando aos joinvilenses e visitantes o melhor da "prata da casa". As apresentações começam já nesta quinta e abrangem os restaurantes Santa Mistura, Casa do Capitão, Giuseppe e Smania, a loja Enxovais D´Ouro, a livraria O Sebo, a cafeteria Doce Beijo L' Artiste e a Padaria da Vila II.
Conheça as estrelas do Pianístico 2019
Primeira vez no Brasil

Nomes consagrados e ainda atuantes farão parte da programação do Pianístico: Martin Münch; Donald Vega; Dmytro Choni; Chun Wang; Tom Worrell; Hercules Gomes; Luiz Guilherme Pozzi; Vivian Siedlecki; Edson Sant´anna e Margareth Milano estão entre as atrações.
Pela primeira vez no Brasil, o pianista ucraniano Dmytro Choni, de 26 anos, recebeu, com os olhos cheios de lágrima a notícia de que o evento seria gratuito e aberto à população. Para ele, esta é uma das melhores formas de popularizar a música clássica.
— Estou muito feliz e me sinto honrado para fazer parte disso.
Vencedor do Paloma O'Shea, um dos prêmios mais importantes do mundo, Choni entrou para o mundo da música aos 4 anos de idade, por insistência da mãe, que queria vê-lo tocando violino. Porém, como as irmãs já tinham piano e tocavam em casa, o Choni acabou seguindo outro caminho. Para sua noite de estreia, na sexta-feira, às 20h30, no Teatro Juarez Machado, o pianista busca uma conexão com a plateia, para tornar o concerto atrativo e proveitoso.
Continua depois da publicidade
— Eu consigo perceber a plateia por seu silêncio, por suas palmas. Espero poder ter uma boa conexão com todos.
Trabalho de formação
O Pianístico também se consolida o trabalho de formação em escolas públicas de Joinville, coordenado pela professora Patrícia Macedo, que contém uma passagem pelos períodos da música, focando pianistas importantes.
– Nosso objetivo principal é o de ampliar o universo musical e cultural das crianças, além de criar um cenário mais concreto relacionando a música com a história e geografia -, adianta Patrícia.
Neste ano, o Pianístico 2019 tem direção artística e organização presidida por Carlos Branco, da Branco Produções. Já coordenação geral do evento é de Albertina Tuma, uma das fundadoras do Festival de Dança de Joinville.
Continua depois da publicidade
– Na primeira edição já tivemos uma repercussão nacional. Foi um evento muito bem sucedido. A ideia deste ano é que, aos poucos, vá se consolidando como um dos grandes festivais do Brasil – diz Carlos Branco.
O objetivo de tornar o evento gratuito, segundo ele, é popularizar o piano e os diferentes gêneros que podem ser executados com o instrumento.
– A ideia é que as pessoas possam ter acesso às obras de grandes pianistas.
Programação
Quinta-feira, 19 de setembro
16h: Concerto e Chá com Chiquinha Gonzaga, com Olinda Allessandrini na Sociedade Harmonia-Lyra
20h: Duo de pianos, com Gilson Peranzzetta e Leandro Braga no Teatro Juarez Machado
Sexta-feira, 20 de setembro
10h: Oficina com Gilson Peranzzetta e Leandro Braga; técnicas interpretativas da música popular na Casa da Cultura de Joinville
10h e 14h: Concerto didático para alunos e professores de escolas públicas, com Olinda Allessandrini no Teatro Juarez Machado
Continua depois da publicidade
17h: Luiz Guilherme Pozzi na Escola Bolshoi
19h: Edson Sant´anna no Shopping Mueller
20h30: Dmytro Choni (Ucrânia) no Teatro Juarez Machado
22h30: Tom Worrell (Estados Unidos) na 33 Arthouse
Sábado, 21 de setembro
10h30 e 13h30: Oficina de práticas pedagógicas para professores de iniciação musical ao piano, com Margareth Mila e Vivian Siedlecki na Casa da Cultura
10h: Apresentação de pianistas inscritos pelo site do evento, para alunos de piano das escolas de música de Joinville na Livraria A Página
18h: Encontro com o pianista Hercules Gomes; tema "O piano na MPB" na Casa da Cultura
19h: Tom Worrell (Estados Unidos) no Shopping Mueller
20h30: Chun Wang (China) no Teatro Juarez Machado
22h30: Donald Vega (Nicarágua/Estados Unidos) na Galeria 33
Domingo, 22 de setembro
10h30: Martin Münch (Alemanha) no Teatro Juarez Machado
17h: Donald Vega (Nicarágua/Estados Unidos) no Teatro Juarez Machado
19h30: Concerto de encerramento, com Hercules Gomes no Teatro Juarez Machado