Centenas de crianças e adolescentes de escolas públicas de Joinville tiveram um dia letivo diferente e repleto de histórias, cultura e música nesta sexta-feira (20). Sentados nas poltronas do Teatro Juarez Machado, os estudantes vivenciaram a oportunidade de assistir, em duas sessões, ao concerto didático liderado pela pianista Olinda Allessandrini, caracterizada como uma das maiores artistas musicais do Brasil, a compositora, instrumentista e maestrina Chiquinha Gonzaga. A atividade cultural faz parte do Pianístico 2019, que espalha a arte do piado gratuitamente por praças, shoppings, restaurantes e teatros em diversos palcos abertos da cidade até este domingo (22).
Continua depois da publicidade
Diante da plateia, a artista contou e relembrou momentos históricos do período entre 1847 e 1935, época em que viveu Chiquinha, a primeira mulher a reger uma orquestra no País e uma das artistas a lutar pelo abolicionismo usando a música. Durante o concerto, foram feitas brincadeiras, uma delas em que ao menos uma dezena de crianças subiu ao palco para dançar valsa enquanto a pianista tocava.

Na ocasião foram lembrados ainda clássicos que marcaram a carreira de Chiquinha Gonzaga, como Lua Branca, Plangente, Bijou e Amapá, cada uma delas com sua própria história contada por meio de encenação em primeira pessoa e projeções em imagens. A abordagem encantou alunos e professores, 37 deles vindos da área rural de Joinville, do 4º e 5º ano da Escola Honório Saldo, no Quiriri.
— Para eles tudo é novidade e emocionante. Em uma das salas temos uma aluna que toca violino e eles já ficam encantados, então como o piano é maior e difícil de ser visto, essa é uma oportunidade maravilhosa que eles têm de ter contato com o instrumento e os pianistas — apontou a professora Marizete Risso, na apresentação.
Segundo ela, na escola a temática também será trabalhada através de pesquisa dos artistas citados no palco, além da possibilidade de criação de uma peça teatral na escola. O encontro didático também reuniu amantes e praticantes da música instrumental, como Eliana Minatti, que, aos 60 anos faz aula de piano desde os nove anos de idade.
Continua depois da publicidade
— Tenho uma ligação especial com o piano e mantemos grupos em Joinville no qual nos apresentamos uns para os outros para incentivar as pessoas a continuar estudando música. É uma paixão e neste Pianístico estou me emocionando muito, porque é intenso, e me fez tornar ainda mais fã — afirmou Eliana, ao buscar um autógrafo de Olinda Allessandrini em sua partitura.
Joinville como futuro celeiro cultural

Para Olinda, que é pianista, professora e pesquisadora musical, a resposta do público transmite a mesma essência que ela sente quando está diante dele e em meio ao silêncio, quebrado somente pelo toque de uma boa canção.
— A gente se emociona, se diverte, música é isso, um momento extraordinário e mágico — expressou aos presentes.
A artista se envolveu mais diretamente com as obras de Chiquinha Gonzaga a pouco tempo ao ser convidada para uma palestra. Hoje, se apropria do personagem e emociona a quem assiste. A homenagem é trabalhada tanto com adultos, como ocorreu na quinta-feira no Harmonia Lyra, quanto com as crianças, que possui ligação especial há dez anos ao usar o didatismo em escolas de Novo Hamburgo (RS).
Continua depois da publicidade
— É gratificante trabalhar com crianças e jovens, porque é uma forma deles terem contato com esse tipo de música, que infelizmente são pouco divulgadas. E a gente tem grandes surpresas, porque eles se deixam sensibilizar. É uma lástima que isso não seja amplamente explorado, mas acho que em Joinville é feito um trabalho muito interessante com essas crianças e a cidade vai ser um celeiro musical para o Brasil, tenho certeza — avaliou.
Assista a apresentação da canção Lua Branca no Pianístico 2019:
Sobre a artista
Olinda Allessandrini: suas atividades incluem apresentações ao vivo, gravações, atividades pedagógicas, colaboração em livros e jornais. Em 2010, recebeu a medalha comemorativa ao “Ano Chopin”, do Consulado da Polônia em Porto Alegre. Tem CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos CDs "Panorama Brasileiro", "Valsas", "pamPiano" e "Ébano e Marfim". Seu repertório pianístico vai do barroco ao contemporâneo e é frequentemente convidada como solista por orquestras, no Brasil e no exterior, com recitais, turnês e palestras realizadas em países como Alemanha, Áustria, Itália, Noruega e Estados Unidos.
Conheça as estrelas do Pianístico 2019
Reconhecimento de talentos locais

Em ações paralelas dos concertos principais do Pianístico 2019, talentos joinvilenses de diferentes estilos e gerações imprimem sua identidade em apresentações abertas à comunidade durante os quatro dias de evento. Dentre elas estão espetáculos ao vivo no horário do almoço.
Continua depois da publicidade
No Smânia Restaurante & Eventos, nesta sexta-feira se apresentaram a estudante de piano Jéssica Ladorucki e a professora da Arte Maior Escola de Música, Sarah Bahr Pessôa. Elas tocaram clássicos, pop, trilhas de musicais e músicas brasileiras.
— O Pianístico cria uma atmosfera de cultura na cidade muito interessante e, nesses quatro dias apoiamos o evento com pianistas fazendo o som ambiente durante o almoço dos nossos clientes. Vemos essa ação como uma forma de integrar a cultura no dia a dia da comunidade — considera Dominicio Freitas Neto, dono do estabelecimento.
Programação
Sábado, 21 de setembro
10h30 e 13h30: Oficina de práticas pedagógicas para professores de iniciação musical ao piano, com Margareth Mila e Vivian Siedlecki na Casa da Cultura
10h: Apresentação de pianistas inscritos pelo site do evento, para alunos de piano das escolas de música de Joinville na Livraria A Página
Continua depois da publicidade
18h: Encontro com o pianista Hercules Gomes; tema "O piano na MPB" na Casa da Cultura
19h: Tom Worrell (Estados Unidos) no Shopping Mueller
20h30: Chun Wang (China) no Teatro Juarez Machado
22h30: Donald Vega (Nicarágua/Estados Unidos) na Galeria 33
Domingo, 22 de setembro
10h30: Martin Münch (Alemanha) no Teatro Juarez Machado
17h: Donald Vega (Nicarágua/Estados Unidos) no Teatro Juarez Machado
19h30: Concerto de encerramento, com Hercules Gomes no Teatro Juarez Machado