O pianista Nelson Freire morreu, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (1º). O músico faleceu em casa, durante a madrugada, de acordo com informação divulgada pela empresária do artista. As causas da morte ainda não foram divulgadas.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Freire foi um dos maiores artistas brasileiros, considerado um dos melhores pianistas do mundo. Nascido em Boa Esperança (MG) em 1944, ele começou a tocar piano aos 3 anos de idade, e fez o primeiro recital aos 5. Passou a estudar formalmente piano na Europa com apenas 12 anos de idade, e, com 15, já apresentava seus primeiros concertos.

Conhecido como grande intérprete das obras de Beethoven e Chopin, Nelson Freire passou a lançar discos a partir de 2001, com interpretações de artistas cmo Debussy e Villa-Lobos. Fez shows em pelo menos 70 países; e foi o único brasileiro incluído na série Great Pianists of the 20th Century (“grandes pianistas do século XX”), coletânea com gravações de 72 pianistas lançada mundialmente.

O músico sofreu um acidente durante uma caminhada no Rio de Janeiro em 2019 e precisou passar por cirurgias no ombro. Freire retornaria aos palcos em 2020, mas se manteve afastado por conta da pandemia.

Continua depois da publicidade

Leia também:

> Desafio Sob Fogo: catarinense de Schroeder é um dos representantes do Brasil no reality

> Batman no cinema: a trajetória até o filme estrelado por Robert Pattinson

> Melhores filmes de terror brasileiros de todos os tempos