Após se igualar à ginasta ucraniana Larisa Latynina como maior medalhista em Jogos Olímpicos, Michael Phelps ultrapassou a rival. Com o ouro no revezamento 4x200m livre na tarde desta terça-feira, em Londres, ele agora soma 19 conquistas e se tornou o atleta mais vitorioso em Olimpíadas.
Continua depois da publicidade
Formada por Ryan Lochte, Conor Dwyer, Ricky Berens e Michael Phelps, a equipe norte-americana venceu a prova até com certa folga. Eles nadaram para 6min59seg70, enquanto o time francês, composto por Amaury Leveaux. Greg Mallet, Clement Lefert e Yannick Agnel, terminou a prova em 7min02seg77 e ficou com a prata.
O bronze foi para os chineses Yun Hao, Yungi Li, Haiqi Jiang e Yang Sun, que completaram o percurso em 7min06seg30.
EUA superam URSS
A marca pessoal de Phelps remete a uma velha rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética, que competiam acirradamente no esporte no período da Guerra Fria (entre o final da II Guerra Mundial e o final dos anos 80).
Continua depois da publicidade
Larissa Latynina representou a ginástica dos países socialistas em três Jogos Olímpicos (Melbourne/56, Roma/60 e Tóquio/64), todos realizados durante um período em que o duelo era latente.
Mais de duas décadas depois da derrocada do regime no leste europeu, os norte-americanos finalmente conseguiram ultrapassar o rival histórico.